Turismo faz apresentação das propriedades rurais para Conselho do Turismo

30/04/2019

Há cerca de 1 ano o Turismo Rural vem sendo desenvolvido em Chopinzinho. Nesta segunda-feira (29) os proprietários que fazem parte do Roteiro fizeram uma apresentação dos seus trabalhos para o Conselho do Turismo. Na ocasião, também trouxeram amostras de seus produtos para degustação.

“Iniciamos em 2017 um projeto audacioso do turismo em Chopinzinho, para potencializar as propriedades e ambientes, como fonte de renda alterativa para estes produtores. Estamos muito felizes com os resultados já alcançados”, conta o Prefeito Álvaro Scolaro. Ele destaca que temos muitas belezas naturais e temos que enaltecê-las, como a maior Reserva de Araucária Nativa do Mundo, os lagos, ametistas, Reserva Indígena, dentre outras tantas.

As propriedades vêm se capacitando e preparando para receber turistas. Neste momento, o foco é divulgar o roteiro para os próprios moradores do Município, com os chopinzinhenses valorizando as propriedades. Depois, é expandir para a região e todo o Estado. “Falamos em receber turistas em Chopizninho, mas a comunidade local também precisa conhecer nossas propriedades”, ressalta a Diretora do Departamento de Turismo, Karin Gnoatto. Com o evento, foi ressaltado que não precisamos ir além do Município para ter acesso a produtos de qualidade.

Na apresentação eles trouxeram informações sobre o que tem a oferecer ao turista e comunidade. O Conselho do Turismo tem a função de apoiar e fiscalizar o grupo, que também conta com fundo de recursos. “Esta é uma fortaleza de Chopinzinho . Já iniciou o roteiro - onde temos propriedades desde agroindústrias até propriedades de camping -, e todas são relacionadas ao meio rural”, afirma o Presidente do Conselho e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Fernando Colla.

Parceria com a Cresol

Chopinzinho agora também faz parte de uma iniciativa de Regionalização do Turismo. Para isso, entrou em um Roteiro Integrado de Turismo, no projeto junto com as cidades de Verê e Capanema e em parceria com a Retur (Rede de apoio ao Turismo Regional). Trabalhando em cooperação, as três cidades se apoiarão mutuamente, por exemplo, em eventos de turismo e divulgando os demais Municípios para os turistas. Já neste final-de-semana, em conjunto, vão participar com estande do 25º Salão Paranaense.

Na busca por aporte financeiro para o projeto, foi assinado na última semana convênio com a Cresol, que vai repassar R$ 30 mil aos 3 Municípios, sendo 10 mil para cada. Este recurso vai ser investido em capacitação, cursos e demais áreas para desenvolvimento do turismo.