Aumento na produção e impacto na economia de Chopinzinho, marca a primeira etapa do programa Mais Leite

27/04/2019

Os resultados positivos da primeira etapa do Programa Mais Leite, resultou na noite de quinta-feira (26), a premiação de 10 produtores com resultados expressivos em suas propriedades, após participarem do programa desenvolvido pela Administração Municipal de Chopinzinho, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Criando em 2017, o projeto tem por objetivo levar incentivo ao homem do campo, proporcionando recursos e conhecimento para que aumente a produção de leite.

Na primeira etapa do programa, iniciado em outubro de 2017 e finalizado em outubro de 2018, contou com a participação de 138 agricultores. A Administração Municipal destinou recursos na casa de R$ 345 mil. Segundo o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, a produtividade leiteira é uma das principais vertentes da economia, por isso, essa atenção ao setor. “Investimos na adubação das pastagens e os produtores, através desta parceria conseguiram incrementar na produção de leite”.

A premiação realizada no Clube do Vovô foi dividida em duas categorias: Aumento na Produção e Aumento de Volume na Produção de Leite. Em cada segmento, cinco agricultores foram premiados com troféu e insumos. O agricultor Valdemar Brutti, da Comunidade de Gramados conquistou a primeira posição na categoria Aumento de Volume, registrando 10.382 litros produzidos. “Gostei muito, fiquei surpreso, não esperava receber o prêmio. Parabenizo o prefeito Álvaro, esse programa foi muito bom para nós”, diz Brutti,

O vencedor do primeiro lugar na categoria Percentual de Aumento, Francisco Piassa, da Comunidade de Gramados, estava pensando em desistir da atividade. Após participar do Mais Leite acreditou no trabalho, hoje colhe bons resultados. “Estávamos quase desistindo da produção de leite, mas voltamos a investir mais coma ajuda que recebemos. Investimos mais e melhorou a produção”. No período de um ano foi registrado crescimento de 1.446% na produção de leite na propriedade.

Incentivar o campo e propor melhores condições para aumentar a produção da agricultura local. A contrapartida de cada produtor era aumentar 25 por cento à produção, na soma geral, o percentual ultrapassou 29 por cento. “O resultado foi além do que esperávamos. Isso movimenta nossa economia, gera empregos na cidade e no campo e incentiva o agricultor a continuar no campo”, explica o Secretário de Agricultura, Idevaldo Peretti.

Além de incentivar e gerar renda no campo, o programa impacta na economia do município, sendo que esta etapa movimentou mais de R$ 2 milhões no comércio local. “O produtor tendo mais recurso, dinheiro, ele investe no comércio local. Compra na farmácia, mercado, lojas agropecuárias, enfim, todo comércio recebe retorno do Programa Mais Leite”, destaca o prefeito.

O programa funciona da seguinte maneira, cada produtor recebe, em média, R$ 3.000 em insumos, que variam de acordo com a análise do solo realizada em sua propriedade, sendo que estes quatro componentes fazem a base da pastagem. O compromisso de cada beneficiado é de aumentar sua produção no mínimo 25% em um ano, para não precisar retornar nenhum valor ao Município. Dentro de algumas semanas, será lançada a terceira etapa do Mais Leite, o qual deverá atender mais 100 agricultores.

CATEGORIA PERCENTUAL DE AUMENTO NA PRODUÇÃO DE LEITE.

5º LUGAR -

NOVA CONQUISTA

VANDA MORGENSTERN

4º LUGAR -

GRAMADOS

EVERALDO CORTES DA CRUZ

3º LUGAR -

LINHA DALEGRAVE

ELIZETE KURPEL DALMAZO

2º LUGAR -

ESTRELA GAÚCHA

TIAGO MOSCHEN

1º LUGAR -

1.446%

GRAMADOS

FRANCISCO PIASSA

CATEGORIA – AUMENTO DE VOLUME NA PRODUÇÃO DE LEITE.

5º LUGAR -

4.027 L