Prefeitura adota software para agilidade, transparência e desburocratização de processos

23/04/2019

Em breve, a Prefeitura de Chopinzinho vai contar com novo software de gerenciamento de processos. A implementação visa agilidade, transparência e desburocratização na tramitação de processos, que deixarão de serem físicos para serem eletrônicos. A medida também vai diminuir o uso de papel e otimizar o trabalho dos servidores.

“É através destas ferramentas tecnológicas que nós conseguimos melhorar o atendimento do serviço publico ao cidadão, que vai ter acesso às tramitações online. Com isso estaremos evoluindo no quesito da desburocratização dos serviços”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. Hoje a tramitação é toda física, e, em alguns casos, os processos precisam passar por diversas secretarias e divisões. O novo sistema vai permitir acompanhamento dos processos e monitoramento, sabendo onde se encontra e favorecendo a transparência. O cidadão vai saber qual solução foi dada no problema em cada estágio, com quem está e quem respondeu.

“Vimos esta necessidade, de darmos transparência para todas as demandas. Hoje ainda não temos canal eficiente de comunicação. A população não consegue fazer o rastreamento dos processos e o cidadão precisa ser atendido”, reitera o Diretor do Departamento de Planejamento e Projetos, Jovani Martins. A discussão para a nova implantação já acontece há quatro meses.

Na última semana foi realizada reunião com a estrutura administrativa da Prefeitura, para apresentação e avaliação do software da empresa vencedora da licitação. É a fase final de análise técnica da comissão, com parecer de funcionalidade e exigências do Edital. Depois, se aprovado, será implementado e feito treinamento dos servidores.

A empresa responsável pelo software é a 1Doc. Um dos fundadores esteve presente na reunião, e explicou que o foco é na usabilidade, para que quando o cidadão acesse a ferramenta, tenha mais facilidade e menos rejeição. “A tendência hoje é em todas as instituições, ter as respostas antes das perguntas. Então, nada mais normal ter a rapidez e facilidade do que se procura, transferindo esta facilidade para a população. Nosso trabalho é mostrar na prática que o sistema vai trazer facilidades”, diz Jéferson de Castilhos, da empresa 1Doc.