Popia deixa Secretaria de Saúde, funcionária de carreira assume vaga

20/03/2019

A Secretaria de Saúde de Chopinzinho está sob novo comando desde segunda-feira (18). A funcionária de carreira, Vilmarize Buffon Fraron foi nomeada para assumir a pasta no lugar de Fabiano Popia, o qual ocupou o cargo por dois anos e se desligou da Administração Municipal para seguir carreira no setor privado, na cidade de Laranjeiras do Sul.

“Recebi um convite do hospital São Lucas, onde foi o meu primeiro emprego como enfermeiro. Tenho um laço muito forte com essa instituição e me convidaram para fazer a administração da entidade”, destaca Popia.

A decisão de deixar o cargo em Chopinzinho foi pessoal e um desafio na carreira do enfermeiro. “Sou movido a desafios, nunca trabalhei na rede privada e será o diferencial de toda minha carreira. Oportunidade única, mas com certeza, o coração fica na mão. Chopinzinho foi uma terra que me deu muitas oportunidades. Aqui de fato, posso destacar que não foi só trabalho, foram muitos amigos nesses dois anos”.

Para o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, “recebi o pedido do Fabiano para deixar a secretaria, conversamos muito, não era vontade nossa que ele saísse, mas respeitamos a decisão. A secretaria de saúde é uma das prioridades da nossa gestão, conseguimos evoluir muito nesses dois anos de trabalho, foram muitas conquistas. Acompanhei de perto os trabalhos da pasta, e as decisões que tomamos foram assertivas. Diante desses dois anos de trabalhos, de muita coisa que organizamos, me sinto mais tranquilo em continuar o trabalho até o final do mandato”.

O primeiro ano de trabalho na secretaria não foi fácil. Falta de remédios, longa fila de espera para cirurgias, prédios de unidades de saúde sem reforma marcaram o início da gestão. “Desafios que foram supridos, principalmente no início com a falta de medicamentos, mais de 12 mil pessoas em fila de espera, hoje têm menos de seis mil pessoas nesses mesmos números, porém uma fila totalmente diferente. Uma cidade que não tinha programação de cirurgias eletivas. Mas com apoio do prefeito Álvaro foi realizado um grande mutirão, chegando ao número de mil cirurgias eletivas em dois anos de gestão”, frisa Popia.

Funcionária de carreira assume a pasta

No mesmo dia que Fabiano Popia foi exonerado, o prefeito Álvaro Scolaro nomeou interinamente Vilmarize Buffon Fraron, funcionária de carreira que trabalha no setor público de Chopinzinho desde 2001, para assumir o cargo.

Para Vilmarize, “essa experiência ajuda, conheço quase todas as demandas, o tempo que trabalhei com o Fabiano cresci profissionalmente. A secretaria está bem organizada, todos os setores estão funcionando, agora vamos fazer apenas alguns alinhamentos”.

Segundo Scolaro, “fizemos uma análise das pessoas que estão trabalhando conosco na saúde, priorizamos uma funcionária de carreira e a Vilmarize tem muita experiência no setor de saúde, conhece a sistemática da secretaria, tem bom relacionamento com os pacientes e funcionários públicos, e também pelo conhecimento e confiança que tenho na pessoa dela, mesma linha de integridade, ética, de fazer mais com menos”.