Moradores do Distrito de São Luiz comemoram o sucesso da perfuração de poço artesiano

08/03/2014

A Administração de Chopinzinho está executando a perfuração de poços artesianos em três comunidades rurais, que há muitos anos sofrem com a falta de água.

De acordo com o prefeito municipal, o projeto contemplou a perfuração de poços com até 600 metros de profundidade em três localidades, Bugre, São Luiz e São Francisco. “Nosso objetivo é de buscar meios de melhorar o fornecimento e a qualidade da água disponível para nossos moradores rurais, trabalhando principalmente, nas localidades que sofrem com a escassez de água. Infelizmente no Distrito de São Francisco não conseguimos alcançar água em 600 metros de perfuração. Neste caso, vamos estudar novos meios de melhorar o abastecimento para aquelas famílias”, garantiu.

O secretário de planejamento, contou que na comunidade do Bugre o trabalho foi ágil e a agua foi alcançada com 340 metros de perfuração. “Nos próximos 30 dias a segunda etapa do projeto será realizada. Iniciaremos o teste de vasão e a coleta de água para análise”, garantiu. O mesmo observou ainda, que a Administração vai providenciar a partir de agora a instalação da rede elétrica até o poço artesiano na comunidade de São Luiz. “Estamos aguardando o laudo oficial de cada poço artesiano, que será emitido pela empresa contratada para dar sequencia aos trabalhos”, garantiu.

Este projeto foi desenvolvido através de um convenio firmado com o Ministério da Integração Nacional que destinou R$ 535.000,00. O município de Chopinzinho entrou com uma contrapartida no valor de R$ 15.000,00. O projeto total prevê o trabalho de perfuração, teste de vasão, análise de água, conjunto eletromecânico de recalque de água até o depósito existente na comunidade e implantação da rede de abastecimento interligando com a rede já existente.

Comemoração

Na manhã de quinta-feira, 27, moradores do Distrito de São Luiz fizeram questão de se reunir com o Prefeito para comemorar os resultados alcançados com a perfuração de um poço artesiano na comunidade.

Na ocasião, o prefeito explicou que a água foi alcançada com a perfuração de 580 metros. “Ainda não foi realizado teste de vasão que vai precisar a quantidade de água por hora possibilitada pelo poço, mas com certeza esta água que é de excelente qualidade, será suficiente para abastecer todas as famílias da região”, afirmou.

Presente no encontro, o suplente de vereador, agradeceu o empenho da Administração Municipal e da equipe da Secretaria de Planejamento e observou que a falta de água é um problema que a comunidade enfrenta desde o início da década de 70. “Esta água é uma benção e será de grande importância para todos os moradores de nossa comunidade. Temos aqui o Núcleo de Ensino que atende alunos de toda a nossa região, então este benefício se estende a muitas outras famílias”, comentou.