Chopinzinho será a segunda cidade do Paraná a receber o Laboratório Include

15/02/2019

Um município se desenvolve com educação de qualidade e projeto que ajude no crescimento da comunidade. Pensando no futuro de Chopinzinho, em aliar tecnologia com educação, foi anunciado na tarde de quinta-feira (14), a instalação do Laboratório Include no município. A estrutura será implantada no Bairro Meninos Deus e deve entrar em funcionamento dentro de 90 dias.

O Laboratório Include foi anunciado durante o maior evento de tecnologia da América do Sul, a Campus Party realizada na cidade de São Paulo. “É um laboratório de robótica para crianças que não tem acesso à tecnologia. O projeto leva informação e formação aos jovens na área de eletrônica, assim vamos preparar os jovens para uma demanda no mercado de trabalho”, afirma o prefeito Álvaro Scolaro.

Chopinzinho se torna a segunda cidade do Estado do Paraná a receber o Include, o primeiro laboratório foi instalado em Pato Branco, no ano passado.

O centro do Bairro Menino Deus será reformado e adaptado para receber as crianças. Segundo Scolaro, “em 60 dias estará concluída a reforma do centro, precisamos de mais 30 dias para instalação dos equipamentos, após, vamos iniciar as atividades. O diferencial desse modelo de projeto é que pessoas do bairro serão capacitadas para depois repassar o conhecimento as crianças”.

O projeto deve atender 30 crianças. Esse trabalho piloto será analisado e a proposta da Administração Municipal é levar para outras comunidades, a exemplo do Bairro Nossa Senhora Aparecida, um dos mais populosos do município.

O projeto é uma parceria entre setor público que oferta a infraestrutura e o privado com recurso para manter os trabalhos. A prefeitura já formou parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho (ACEC), agora o próximo passo é ir em busca de empresas parcerias.