Crianças da Rede Municipal de ensino acompanham soltura de 2000 alevinos

20/11/2018

Hoje (20) foi um dia diferente para 30 alunos da Escola Municipal Tancredo Neves. Eles puderam acompanhar, junto ao Rio do Meio, a soltura de 2000 alevinos das espécies Lambari e Jundiá. A ação - alusiva a comemoração do Dia do Rio (24 de novembro) - aconteceu em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e o Rotary Chopinzinho Iguaçu.

“Tivemos a feliz ideia de convidar as crianças para participarem deste momento. Estamos despertando nos alunos a consciência da preservação ambiental, dos rios e peixes”, conta o Secretário de Agricultura Idevaldo Peretti. O Prefeito Álvaro Scolaro complementa que: “Para eles, foi um dia especial, onde puderam acompanhar e colaborar na soltura dos alevinos, ter uma conversa sobre conscientização ambiental, e isto com certeza levam para casa e replicam com suas famílias”. Os alevinos utilizados foram disponibilizados pela Copel.

A iniciativa é importante para manter o nível de peixes no rio, preservando sua fauna. As espécies escolhidas são nativas e ocorrem naturalmente nos rios da região. Cerca de 70% dos animais vão chegar à vida adulta. “É uma satisfação imensa podermos, juntos com os parceiros, trazer esta oportunidade para as crianças entenderem o repovoamento dos peixes nos rios, cuidados ambientais, trazendo desde cedo para as gerações esta vontade de perpetuar nosso mundo”, afirma Jaidson Peretti, membro do Rotary e presente no local.