Você está em >

Notícias

Campanha do Outubro Rosa inicia com Caminhada em Chopinzinho

10/10/2018

            Já tradicional, neste mês a Secretaria de Saúde iniciou a Campanha do Outubro Rosa. Para o pontapé inicial, foi realizada ontem (09) a III Caminhada Rosa. Cerca de 200 pessoas participaram, saindo do Ginásio Deonisto Debona em direção a Praça da Igreja Matriz. No período, em especial, é incentivado a prevenção ao câncer de mama e colo uterino, além do autocuidado das mulheres.

            A Campanha continua ao longo do mês. Em todas as segundas e quartas-feiras do mês, o atendimento para coletas de preventivo e solicitação de mamografia acontecem nas três unidades de saúde da cidade em horário estendido, das 17 às 19 horas. Também, nos últimos dois sábados de outubro (20 e 27), durante todo o dia, estas mesmas unidades estarão abertas para as mulheres. Além disso, vale ressaltar que as coletas acontecem regularmente em todos as unidades de saúde do Município, tanto na área urbana quanto rural.

“Este é um dos meses mais importantes no calendário da saúde pública, principalmente no Município de Chopinzinho. É um período voltado à prevenção e aos cuidados da mulher”, destaca o Secretário de Saúde, Fabiano Popia. Com a Campanha, o objetivo é facilitar o atendimento, tanto em horários, exames e decoração especial.

            O câncer de colo de útero é uma doença com desenvolvimento lento, e pode ser com ou sem sintomas. É o 3º tipo de câncer mais frequente e a 4ª causa de morte das mulheres do Brasil. Em 2017, Chopinzinho teve 2000 exames coletados – que são rápidos e simples de serem feitos. O objetivo é alcançar este mesmo número este ano.  Do total de exames com alteração, 66% dos casos são encontrados na fase inicial, quando o tratamento é mais fácil e eficaz.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho