Chopinzinho se prepara para receber a fase final dos Jogos da Juventude

04/10/2018

O município de Chopinzinho será sede da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná. A competição acontece de 11 a 17 de outubro e contará com a participação de 89 municípios, 206 equipes e mais de 2.800 atletas. Na terça-feira (02), na parte da manhã aconteceu no Anfiteatro David Rogos Schmitz, o congresso técnico para debater o regulamento e demais detalhes da realização dos jogos.

O evento é promovido pelo do Governo do Paraná através da Secretária Estadual de Esporte e realizado pela Administração Municipal, junto ao Departamento de Esportes. “O congresso técnico é um preparativo, são feitos os sorteios dos chaveamentos, modalidades, destacamos alguns direcionamentos, a parte do cerimonial. Aqui a gente dá a última pincelada técnica”, destaca o Diretor Geral dos Jogos, Emerson Venturini.

Os investimentos nos jogos são de R$ 1,1 milhão. Ao longo da competição os atletas vão utilizar as escolas como alojamento e as disputas acontecem em todas as quadras e espaços esportivos da cidade. Para receber a competição a Administração Municipal investiu aproximadamente R$ 700 mil para reforma de oito ginásios, obra que ficará como legado a população e incentivo a prática de esportes. Para o prefeito Álvaro Scolaro, “o primeiro ponto que foi levado em consideração para Chopinzinho ser eleita cede dos jogos foi pela estrutura que disponibiliza. Mesmo assim, investimos para melhorar esses espaços o quais serão utilizados nos jogos, mas depois vão ficar para a população”.

Além de visar à atividade física, a competição também fomenta o setor econômico, envolvendo lanchonetes, mercados, hotelaria, lojas de roupas entre outros estabelecimentos. Durante os sete dias de jogos, será servido 25 mil refeições e distribuídos mais de 3 mil pães por dia.

O diretor municipal de esportes, Fernando Misturini convida a população a participar da abertura marcada para o dia 11 de outubro, às 19 horas, no Ginásio Dionisto Debona e também ressalta o envolvimento do comércio durante a competição. “Contamos com a ajuda do comércio local porque serão 3 mil pessoas em Chopinzinho e vai movimentar bastante as praças, principalmente devido ao feriado do dia 12. Estamos ansiosos para a abertura, convidamos a população, será uma programação bonita”.