Secretaria de Agricultura faz entrega de insumos de 2ª etapa do Mais Leite

20/09/2018

A cadeia leiteira está entre os 3 principais setores da economia de Chopinzinho. Tendo isto em vista, a Administração Municipal vem investindo na pecuária. Hoje (20) a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente fez a entrega dos insumos da 2ª etapa do Mais Leite, que vai atender novos 75 produtores. No total, foram investidos mais de R$ 240 mil em calcário, fósforo, ureia e potássio.

Cada produtor recebe, em média, R$ 3000 em insumos, que variam de acordo com a análise do solo realizada em sua propriedade, sendo que estes quatro componentes fazem a base da pastagem. “Nós acreditamos neste projeto, o resultado da primeira etapa foi altamente satisfatório. A população do meio rural vai aumentar a sua produção e por consequência o comércio vai ter mais recursos”, explica o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti. O compromisso de cada beneficiado é de aumentar sua produção no mínimo 25% em um ano, para não precisar retornar nenhum valor ao Município.

Na 1ª etapa do Mais Leite, com 138 produtores, gerou incremento de R$ 1.300.000,00 na economia de Chopinzinho. A avaliação positiva dos resultados alcançados motivou a 2ª etapa. “É resultado certo, é dinheiro investido na propriedade e quem ganha é o produtor, garantindo maior renda e dinheiro circulando”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro.

Um dos produtores que se inscreveram para a 2ª etapa é o Adão Kalinowski. Ele tem em sua propriedade 16 vacas leiteiras e ficou sabendo pelos vizinhos que aderiram à 1ª etapa como o Mais Leite ajudou em melhorar suas produções. “O programa é bom - tudo o que vem para melhorar - principalmente a questão da pastagem. Esperamos que com isso melhore a nossa produção”, conta.

Além dos recursos, os beneficiados terão acompanhamento periódico por parte dos veterinários da Secretaria de Agricultura. Eles vão acompanhar a aplicação correta dos insumos, visitas aos animais e técnicas de manejo, garantindo o melhor uso dos recursos.