Chopinzinho investe em reforma de 7 ginásios e se prepara para receber os Jogos da Juventude

31/08/2018

Está chegando! De 11 a 17 de outubro, Chopinzinho vai sediar a fase final dos 31º Jogos da Juventude. Para que a competição aconteça no alto nível esportivo exigido, o Município está investindo na reforma de sete ginásios de esportes, além de outros espaços esportivos, que vão ficar de legado a toda a população. Durante o período de jogos, estarão na cidade 2600 atletas, de mais de 100 delegações do Estado.

O Ginásio da Santa Inês, com previsão de entrega para outubro, recebe pintura da quadra, pintura interna e externa, grades de proteção e reforma no banheiro feminino, com mais chuveiros. No total, serão investidos R$ 96 mil na obra. Já o Deonisto Debona - que já recebeu melhorias na cobertura e na quadra - agora está em fase de reforma nos banheiros, vestiários (e demais salas na parte inferior), pintura, arquibancadas, alteração na copa e pintura na fachada – tudo isso somando R$ 140 mil.

Os outros cinco ginásios que serão revitalizados são o do Bairro Frei Vito, São Miguel, Cristo Rei, São Genaro e Nossa Senhora Aparecida. Estas obras contemplam pintura das quadras, troca das telhas translúcidas e execução de arquibancadas, além de ajustes necessários específicos a cada um. No total, com os 5, serão investidos R$ 165 mil. De novidade, além dos ginásios, Chopinzinho inaugura para os jogos a nova quadra de areia e pista de skate do Parque do Lago. Todos os projetos foram desenvolvidos pelo Departamento de Planejamento e Projetos.

“As reformas estão em pleno andamento, dentro do calendário, para que tudo fique pronto até o dia 11 de outubro, quando acontece a abertura. Planejamos que as obras fossem próximas da competição, para que estivessem 100%”, explica o Chefe do Departamento de Esportes, Fernando Misturini. Ele complementa dizendo que nós temos uma boa estrutura física dos espaços esportivos, mas que estava defasada e deteriorada. Com as reformas, Chopinzinho está apta a receber qualquer competição, de pequeno a grande porte.

É importante destacar que, no fim das contas, quem ganha é a população. Além do incentivo ao comércio e esporte que serão fomentadas, todas as obras ficam de legado dos jogos. “Esperamos atender bem todos que vão vir de fora, com alojamento e estrutura física. Também, estamos trabalhando para que os investimentos para os jogos beneficiem toda a população. Queremos gerar movimentação de crianças, jovens, adultos e idosos, para que pratiquem atividade física e tenham vida saudável através do esporte”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro.

Seguindo as características de cada bairro, os ginásios serão aproveitados para as escolinhas, ofertadas pelo Departamento de Esportes – além dos demais usos e demandas da própria comunidade. Por exemplo, o basquete vai ser exclusivo no Bairro Nossa Senhora Aparecida, e o Handebol fica no Cristo Rei e no Frei Vito. Deste modo, para evitar concentração apenas no Deonisto Debona, ele passa a receber os treinamentos de rendimento, com os destaques de cada modalidade e voltado para competições.