Com Programa Mais Leite, cresce produção leiteira do Município

29/08/2018

Um dos programas iniciados e desenvolvidos em 2017 pela Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, foi o “Mais Leite”. Com o objetivo de fortalecer a cadeia leiteira local, foram atendidos 138 produtores em seu primeiro ano de funcionamento. Segundo dados do Departamento de Economia Rural do Estado do Paraná, Chopinzinho teve um incremento de 1.562.701 litros de leite, na comparação com o ano anterior ao Programa.

Os números de 2016 somam 61.805.277 litros, já em 2017, a conta chegou em 63.367.978 litros de leite. Na prática, houve o incremento de R$ 2.344.051,50. Este recurso melhora a vida do produtor rural e também da economia. “Quando pensamos no Mais Leite, visamos aumento de renda e produção, fazendo mais dinheiro circular no comércio local e incentivando a permanência no campo. Investimos R$ 350 mil no programa, e os benefícios estão sendo percebidos por todos que participaram”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro.

O primeiro ano de funcionamento do programa se encerra em outubro, quando será disponibilizado os resultados gerais do Mais Leite, inclusive premiando os produtores que alcançaram melhores índices de aumento na produção. Vale ressaltar que, diante dos resultados superiores aos estabelecidos como meta, a 2ª edição do Mais Leite vai começar ainda este ano, com 75 produtores inscritos.

Sobre o programa

O “Mais Leite” prevê a recuperação das pastagens, com até R$ 3.000,00 por beneficiado, utilizados em calcário, ureia, potássio e fósforo. Além disso, durante o ano de participação há o acompanhamento técnico da equipe da Secretaria de Agricultura. Cada produtor tem o compromisso de aumento de 25% ao longo do ano, quando não atinge a meta, deve devolver aos cofres públicos o equivalente que não conseguiu incrementar.