Chopinzinho adere à CONSAD e agroindústrias locais vão poder vender para todo o Brasil

16/08/2018

Hoje (16) aconteceu a 1ª reunião de trabalho com os produtores que tem agroindústria em Chopinzinho, depois da adesão do Município ao CONSAD - Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de segurança alimentar, atenção à sanidade agropecuária e desenvolvimento local. A adesão permite a emissão do Selo SISBI (Sistema Brasileiro de
Inspeção), que possibilita que os produtos locais sejam comercializados em todo o país.

A iniciativa permite buscar novos mercados, agregar valor ao produto, aumento de produção e geração de emprego. São 15 produtores que podem aderir e que fazem parte do Sistema de Inspeção Municipal – SIM. “Este é um ganho muito importante para a nossa agroindústria, é uma ferramenta imprescindível para a nossa geração de renda e a oportunidade de cada produtor, em sua propriedade, seguir a norma de segurança alimentar, agregando renda ao produto da agricultura familiar”, explica o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti. A previsão é de a partir de 90 dias os primeiros Selos SISBI serem entregues.

Nesta primeira reunião foram repassadas as regras e adequações a serem feitas em cada agroindústria. Como a adesão não é obrigatória, a perspectiva é de 05 a 10 produtores aderindo neste primeiro momento. “A expectativa é grande. É uma vitória para Chopinzinho ter agroindústrias credenciadas e vendendo a outros municípios, e não temos dúvidas que vai gerar mais renda aos produtores. Temos produtos com excelente qualidade - como salame, embutidos, carne e queijos -, que não estarão limitados em sua comercialização”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro. Outro benefício é para o consumidor, que tem a segurança de estar comprando produtos de qualidade.