Departamento de Cultura traz curso de formação de dança germânica à Chopinzinho

31/07/2018

O último final de semana foi de muito estudo teórico e prático para o Grupo de Dança Folclórica Alemã Freundschaft Tanzgruppe, da Comunidade do Bugre Alto. A Administração Municipal, através do Departamento de Cultura, com o objetivo de incentivar as atividades culturais do Município, realizou curso de formação na área de dança germânica com o grupo.

Foram 26 integrantes participando, de sexta-feira a domingo, com um total de 24 horas. A formação abordou noções básicas de trajes da cultura germânica; oficina de construção de ensaio (preparo, elaboração e condução de ensaio de grupo folclórico); danças folclóricas e sua divisão de acordo com a idade; danças de integração; passos básicos da dança folclórica germânica.

“Com a ação, visamos valorizar a cultura, resgatar raízes e proporcionar capacitação aos grupos. Trazer a formação para o Bugre Alto é mais um estímulo, também para que o grupo seja referência na dança folclórica”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. A empresa contratada para ministrar as aulas foi a Associação dos Grupos folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí – AFG, que é responsável pela organização das apresentações de danças folclóricas na Oktoberfest e Sommerfest de Blumenau.

A Comunidade 25 de julho do Bugre Alto concentra um grande número de descendentes de alemães e procura continuar suas tradições, como as festas, o idioma, culinária e a arte, através da dança. Especificamente, o Grupo de dança Freundschaft Tanzgruppe é formado por jovens estudantes e agricultores, e ensaiam toda a semana. “Ao final do curso, os participantes fizeram uma avaliação, na qual, classificaram o curso como "Ótimo" e de extrema relevância para a manutenção cultural, aprendizado de danças, fomento do trabalho em grupo e formação de lideranças”, ressalta a Chefe do Departamento de Cultura, Gracielli Demartini.