Espetáculo "La Cena" leva Chopinzinhenses ao teatro

26/05/2018

Luzes, música, dança, teatro, lindos cenários e figurinos: tudo isso e muito mais a população de Chopinzinho pode prestigiar na noite de ontem (25), com o espetáculo “La Cena”, da Companhia G2 de Dança do Teatro Guaíra. Totalmente gratuito ao público presente, a iniciativa foi algo inovador ao Município, pelo nível técnico da apresentação e bailarinos envolvidos.

Para trazer a peça até Chopinzinho houve um esforço conjunto da Administração Municipal e do Departamento de Cultura, que visaram, em especial, o fomento e valorização da cultura no Município. “Foi algo diferente e um marco para a história da cultura daqui. Ficamos muito contentes em poder proporcionar este espetáculo a toda a população”, ressalta a Diretora do Departamento de Cultura, Gracielli Demartini. Com a mudança da Seletiva da Mostra Paranaense de Dança para Chopinzinho, o “La Cena” foi a abertura da Mostra, que prossegue no sábado e domingo.

A história contada falou dos sonhos das pessoas que trabalham na cozinha, em preparação as festas, trazendo outras linguagens e surpresas para todas as idades. Já são 2 anos de espetáculo, que também vem percorrendo o interior do Paraná. “Infelizmente não é o costume estar em cidades pequenas, o ideal seria que toda a semana estivéssemos. É um grande prazer mostrar nosso trabalho, para o Paraná todo. É importante para as pessoas, para terem referência e ter acesso a cultura e entretenimento”, conta Ricardo Garanhani, bailarino, fugurinista, aderecista e cenógrafo do “La Cena”.

Joel Carlos Ambrosini, morador de Chopinzinho e deficiente visual, pôde acompanhar o espetáculo através das ferramentas de acessibilidade que foram disponibilizadas. “Acho que é bastante importante nós incentivarmos a cultura em nosso Município. E pra mim, que sou deficiente visual, é gratificante, até porque é a primeira vez que alguém se preocupou em mostrar um pouco da cultura que o Departamento vem trazendo”, ressalta. Bianca Giese, de seis anos, também acompanhou a peça e elegeu sua personagem favorita do espetáculo: “eu gostei daquela que queria ter um príncipe encantado”, diz.

Com o sucesso da apresentação, a expectativa é de uma excelente Seletiva da Mostra de Dança. São 68 coreografias inscritas de 15 cidades, que vão acontecer hoje e amanhã, no Anfiteatro David Rogos Schmitz, na parte da noite. O evento é organizado pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG. O coordenador da Mostra, Jorge Schneider, explica o objetivo não é a competição, mas fomentar a companhias de dança. “Este é um evento eclético – temos hip hop, ballet clássico, jazz, dança contemporânea, danças folclóricas, entre outros – e que a plateia vai poder se divertir”, diz.