Experiências chopinzinhenses participarão da IV Mostra Nacional em Atenção Básica / Saúde da Família

28/01/2014

Quatro experiências chopinzinhenses foram selecionadas para apresentação na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família. De acordo com o Prefeito Municipal, Chopinzinho foi o único município da 7ª Regional de Saúde selecionado para participar da Mostra. “Esta notícia nos deixa muito orgulhosos, uma vez que, demonstra a qualidade do atendimento que vem sendo desenvolvido em nossa cidade também o comprometimento de nossos profissionais de saúde, não apenas em desenvolver o trabalho, mas também de buscar meios diferenciais para otimizar o atendimento”, garantiu.

O Prefeito observou ainda que a Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica é um evento de valorização de experiências bem sucedidas desenvolvidas junto à saúde da família e que através da apresentação e debate servirão de modelo para os demais municípios brasileiros. “A participação neste evento coloca o atendimento de saúde pública de Chopinzinho como destaque não apenas a nível regional, como a nível nacional”, disse.

De acordo com o secretário de saúde, além de ser o único município selecionado para participar da Mostra Nacional, Chopinzinho teve quatro das cinco experiências selecionadas. “Estes relatos foram desenvolvidos durante todo o ano de 2013 e algumas destas experiências profissionais nos permitiram concluir o ano com mudanças significativas e muito positivas em diversos setores de atendimento, como é o caso do projeto de atendimento e orientação as gestantes, que nos permite afirmar que nosso município encerrou o ano passado sem ter registrado nenhum óbito de crianças recém-nascidas”, afirmou.

Outras experiências implantadas em 2013 que terão destaque a nível nacional foram a realização da I Semana da Enfermagem e o I Encontro de Famílias do CAPS, além do trabalho de acompanhamento e educação nutricional que relatou o dia-a-dia da profissional junto aos as equipes de atendimento do Programa Estratégia Saúde da Família. “Temos promovido ações principalmente buscando ações voltadas a saúde preventiva e não mais curativa, conseguindo com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade de chopinzinho”, garantiu.

Serão apresentadas as experiências chopinzinhenses das enfermeiras Daniela Maria Gaio e Glauciane Alves Aafonso Yanagida referente ao trabalho desenvolvido com o grupo de gestante; da nutricionista Catiane Caus sobre sua experiência em 2013 junto às equipes de atenção básica e Caps; da enfermeira Fracieli Fontana Fantinato sobre a realização da I Semana da Enfermagem e da enfermeira Daniele Verdi sobre o I Encontro de Famílias do CAPS.