No dia Mundial e Municipal da voz, Secretaria de Saúde promove Campanha de cuidados com a voz

17/04/2018

O dia 16 de abril é lembrado como Dia Mundial e Municipal da Voz e todo ano o Município faz Campanhas para marcar a data. Neste ano, as fonoaudiólogas da Secretaria de Saúde de Chopinzinho realizaram campanha junto com as rádios do Município, visando alcançar toda a população.

A intenção da Secretaria de Saúde é conscientizar a população a respeito da importância da voz, o que é uma voz normal, (clara, limpa, emissão suave), alertando para sintomas de alteração vocal (dor ao deglutir, voz rouca por mais de duas semanas, perda da voz, ardência na garganta, sensação de secreção ou vontade de tossir e pigarrear). Observando que 70% da população Brasileira usa a voz como instrumento de trabalho, as fonoaudiólogas aplicaram um questionário vocal aos radialistas do Município, levantando assuntos relacionados a voz com todos, oferecendo exercícios vocais e laborais e retomando os resultados dos questionários com agendamento de consulta e orientação.

Alguns cuidados importantes com a voz são: hidratar-se em água de temperatura ambiente várias vezes ao dia; não gritar ou falar alto; evitar falar em ambiente ruidoso; evitar ambientes com ar condicionado em temperatura muito diferente da ambiente; evitar café preto e alimentos derivados de leite antes do uso da voz. Também, orienta-se que as pessoas não se automediquem, procurem um clínico geral para maiores esclarecimentos sobre seus sintomas e doenças.