Você está em >

Notícias

Feira do CAPS promove reabilitação psicossocial de pacientes

06/04/2018

            Desde o ano passado o Centro de Atenção Psicossocial de Chopinzinho vem desenvolvendo a Feira do CAPS. O projeto visa a reabilitação psicossocial dos pacientes ao trabalharem diretamente com o público e também promove mais autonomia financeira. A Feira acontece na 1ª quinta-feira do mês, nas Unidades Básicas de Saúde Central, Frei Vito e Nossa Senhora Aparecida. A próxima acontece no dia 03 de maio.

            Em cada evento são vendidos artesanatos e algum tipo de comida, sempre com preço acessível – como cachorro quente, pipoca, pinhão, torta salgada, bolo, sanduíche natural, dentre outras iguarias, determinadas em um cardápio estabelecido para todo o ano. “Nesses momentos, procuramos fazer com que os pacientes conversem, tenham iniciativa, façam troco do dinheiro e eles ficam muito felizes, porque tem esta autonomia ressaltando a importância de poder ter sua independência”, conta a Terapeuta Ocupacional do CAPS, Patrícia Cecílio. As vendas são realizadas nos arredores das unidades, para funcionários e pacientes que circulam pelas unidades de saúde.

            Hoje cerca de 10 pacientes de diferentes transtornos mentais participam do projeto. “A necessidade da Feira surgiu com a oficina de alfabetização, que levou a dúvidas ao realizar contas. Assim, viu-se que é necessário ensinar a utilizar o dinheiro e também para geração de renda”, explica a coordenadora do CAPS, a enfermeira Danieli Verdi. O dinheiro arrecadado com as vendas é destinado a compras de alguns materiais de artesanato, para viagens e passeios com os pacientes, como tomar sorvete e ir ao cinema, atividades e situações as quais não estão habituados e que são importantes para reabilitação.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho