Palestra envolvendo proprietários do roteiro rural aborda gestão do turismo em Chopinzinho

28/03/2018

Na manhã de ontem (27), os proprietários que fazem parte do roteiro rural participaram de uma palestra que abordou gestão do turismo. A conversa foi conduzida pelo empresário Newton Paulo Angeli, que além de formação em Marketing e empresário, desenvolve há 30 anos projetos de turismo, em especial na região de Foz do Iguaçu, onde organiza o 3º maior festival de turismo do Brasil. Estiveram presentes na ocasião o presidente da Associação Comercial de Chopinzinho, Felipe Pivatto e o vereador Rogério dos Santos.

Cerca de 32 pessoas acompanharam a palestra no Auditório da Prefeitura. A Diretora do Departamento de Turismo, Karin Gnoatto, explica que a ideia foi de trazer alguém com vasto currículo, trabalho e experiência para apresentar a Chopinzinho caminhos possíveis no turismo, visando alcançar os objetivos propostos e mostrando caso de sucesso. “Mostramos aos proprietários que fazem parte do Roteiro Rural que não foi fácil nem para Foz do Iguaçu. Temos que nos unir e trabalhar organizados, para alcançarmos nossas metas”, afirma. Depois da fala, foi aberto momento para esclarecimento de dúvida e troca de informações.

O caso que Newton Angeli trouxe foi, em especial, da crise do turismo enfrentada pela cidade de Foz do Iguaçu há cerca de 10 anos. “Participei da transformação para o novo modelo de gestão do turismo de Foz do Iguaçu. Deixamos de fazer turismo de forma amadora. Esta mudança fez com que a cidade multiplicasse por 3 a demanda turística, virando referencia em gestão de turismo”, complementa. Na época, fizeram um diagnóstico e reconheceram que as instituições não eram fortes ou representativas. Uma das medidas adotadas foi envolver os empresários e setor público, com fortalecimento de fórum de discussões. Ele ressalta que trouxe o modelo do que foi feito no período e que, salvo as devidas proporções, pode ser implementado em qualquer cidade que queira desenvolver o turismo, como Chopinzinho.