Recursos de Microbacias são entregues a produtores de Santa Inês

27/03/2018

O “Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias” entregou ontem (26) mais de R$ 400 mil a 86 produtores de Santa Inês, visando a recuperação e conservação do solo. A reunião aconteceu na própria comunidade, onde cada um dos beneficiados recebeu suas provisões de acordo com a necessidade de cada localidade, que foram levantadas em visita prévia às propriedades.

Os recursos para o desenvolvimento do programa vêm do Governo do Estado, através do Banco Mundial, e foram viabilizados  com apoio do Deputado Estadual Guto Silva. “Neste momento estamos entregando oficialmente as ordens, para que os produtores possam, junto à empresa que venceu a licitação, realizar as horas-máquina e também programar a retirada dos insumos, que serão aplicados em cada uma das propriedades”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro.

Este projeto tem como objetivo recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas. A prioridade é a recuperação do solo, fortalecendo a conservação e evitando a erosão, implementando práticas que contenham o escorrimento superficial das águas, como o terraceamento. Chopinzinho foi contemplado com o projeto de duas Microbacias, sem custo ao produtor. Cada produtor beneficiário teve acesso em insumos de até R$ 8.000,00.

“Estamos muito satisfeitos hoje podendo entregar mais esta importante conquista para a comunidade, com recursos que são voltados exclusivamente para a melhoria da propriedade, tanto na conservação do solo quanto no aumento da produtividade”, ressalta o responsável pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti. Os produtores terão acesso a hora-máquina, calcário, cama de aviário e fósforo, de acordo com levantamento feito em sua propriedade.