Secretaria de Saúde entrega Kits Odontológicos nas escolas

14/03/2018

Todo ano a Secretaria de Saúde do Município distribui cerca de 2300 kits odontológicos, para todas as crianças atendidas pela rede municipal de ensino, na área urbana e rural. Cada kit é composto por escova de dente, creme dental e fio dental, adquirido e distribuído pela Secretaria. Nesta terça-feira (13), os 115 alunos da APAE receberam cada um seu kit. Esta entrega faz parte do projeto de escovação supervisionada, desenvolvido há 10 anos pelos dentistas do Município.

O projeto faz visitas mensais a cada escola, o que equivale a 10 visitas anuais – com a presença de dentista, auxiliar de dentista e agente comunitário de saúde. Cada turma recebe orientação específica, como o uso correto do fio dental e da escovação, salientando a importância da higiene bucal. “Ensinamos passos simples, mas que a criança só aprende com a prática e frequência. Eles aprendem vendo o que fazemos e nós corrigimos os erros. Com isso, vemos que eles sabem a importância dos seus dente, da escovação e da prevenção”, explica a cirurgiã dentista da Prefeitura, Sheyla Bertella. Os profissionais trabalham com palestras, vídeos, demonstrações e também avaliação bucal dos alunos.

A vice-diretora da APAE, Emeliane Leopoldino, esteve presente na entrega dos kits à instituição. Ela relata que o momento de escovação é esperado com festa pelos alunos, que já tem o hábito da escovação depois das refeições, justamente pela existência de projetos como esse. Ao saberem que iriam receber o kit neste dia, todos ficaram com alta expectativa para receberem as novas escovas. Agora, as escovas passam a serem utilizadas no dia-a-dia da escola, e no dia 21 de março a equipe da Secretaria de Saúde volta para mais uma visita agendada.