Você está em >

Notícias

Grupo de Gestantes atende grávidas do Município

09/03/2018

            Há 4 anos, as mulheres de Chopinzinho contam com o Grupo de Gestantes, coordenado pela Secretaria de Saúde e que visa gestações cada vez mais saudáveis. O Grupo promove encontros mensais para as grávidas e seus acompanhantes. Às quartas-feiras, na Academia da Saúde e às segundas-feiras, no próprio Hospital – voltado para as gestantes que já passaram dos 6 meses de gravidez.

Em cada encontro, o grupo conta com a presença de cerca de 20 mulheres. Na ocasião, um profissional da saúde é responsável por conduzir a conversa. Participam fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira, obstetra, pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo e odontólogo. As grávidas que participam de ao menos 5 encontros, ao final recebem Kit ofertado pelo Município. Neste kit as mães encontram produtos variados, como bolsa materna, pijama, produtos de higiene pessoal para mãe e bebê (como gaze, fralda, shampoo e sabonete), termômetro e cobertor. Já o encontro no Hospital foca na proximidade do parto, procedimentos hospitalares, aleitamento e alojamento.

             Assim que as mulheres se descobrem grávidas, a equipe do Programa Saúde da Família da localidade repassa informações sobre o Grupo de Gestantes e o cronograma de encontros. “O beneficio para as mulheres é muito grande, principalmente quando é o primeiro bebe. Aqui orientamos, tanto das mudanças físicas e psicológicas na gestação quanto a questão dos cuidados com higiene, alimentação, todo o processo gestacional até o parto”, conta uma das coordenadoras do Grupo, a enfermeira Francielli Guzzo, que está a frente do grupo junto com a enfermeira Danieli Fontana.

            De modo geral, há uma recepção positiva por parte das mulheres que participam do projeto. Os encontros se tornam importantes para que a gestante conheça melhor o período que está passando, incluindo o puerpério. As enfermeiras relatam que por terem participado, as mulheres se sentem mais seguras e bem informadas, facilitando o manejo com o bebê. Você se interessou pelo Grupo de Gestantes? Procure a equipe que atende a sua comunidade e participe você também!



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho