Administração Municipal adere ao "Internet para todos" e intensifica investimentos em tecnologia

08/03/2018

Visando ampliar o acesso à internet na área rural de Chopinzinho e a democratização da informação, a Administração Municipal vai aderir na próxima segunda-feira ao programa do Ministério das Comunicações, “Internet para todos”. O pedido para adesão foi feito em conjunto com o Deputado Estadual Guto Silva. As localidades contempladas vão receber antenas para captação do sinal via satélite e o Município vai se responsabilizar pelo local onde serão instaladas e a energia elétrica. Com isso, a internet vai ser distribuída a custo acessível para as comunidades.

A internet é uma ferramenta com muitas potencialidades, como para educação, trabalho, informação e lazer. Nesta 1ª etapa, serão beneficiadas as comunidades de Baia Capela; Barra Grande; Bugre; Linha Aparecida; Linha Santa Maria; Mato Branco; Reserva Indígena; Santa Rosa; São Francisco; São Luis; Três Saltos; e Vila Rural Araucária. “Entendemos que no meio rural é mais difícil para as pessoas terem acesso a uma internet de qualidade, com velocidade e sinal adequado, diferente do que vive no contexto da área urbana. Queremos anteder as comunidades do interior, mais distantes e que precisam ter esse acesso, facilitando a vida das pessoas”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro.

O investimento em tecnologias é um movimento Mundial e que vem sendo realizado também pela Administração Municipal, como no caso da adesão do “Internet para Todos”, Nota Fiscal Eletrônica e nos Serviços disponibilizados online (emissão de IPTU, Certidão Negativa e impressão de Alvará de localização). Pensando em utilizar a tecnologia a favor da segurança pública, Chopinzinho também vai intensificar a utilização de câmeras de vigilância e monitoramento eletrônicas. Na área urbana, elas já são utilizadas, facilitando o trabalho de investigação da Polícia e combate aos crimes. E agora, também vão estar no interior.

É o caso da Comunidade de São Luis, que vem passando por arrombamentos e vandalismo, gerando uma situação de medo na população. Com a demanda apontada pela comunidade, a Administração Municipal fez levantamento de possível local para o equipamento, quantas serão necessárias, orçamento e já nos próximos dias será contratada a empresa. A intenção é aumentar o número de câmeras em todo o Município. Em São Luis, serão colocadas 3 novas câmeras, garantindo mais segurança no local.