Secretaria de Saúde implementa projeto "Cuidando de quem cuida"

23/02/2018

Desde o ano passado, o Programa Melhor em Casa, do Governo Federal, vem sendo desenvolvido em Chopinzinho. A Secretaria de Saúde colocou uma equipe – formada de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem – exclusiva para o Melhor em Casa, que faz serviço de atenção domiciliar, promovendo maior qualidade de atendimento para pessoas acamadas. Com isso, surgiu a necessidade de se cuidar não apenas dos pacientes, mas dos familiares e responsáveis que estão no dia-a-dia junto aos doentes. Há seis meses, o “Cuidando de quem cuida” foi criado com este objetivo.

“Em uma situação de doença crônica ou fase terminal de uma doença, a família adoece junto. Queira ou não, temos que dar o suporte para a família inteira. Temos que criar um sistema de desospitalização, e para isso contamos com o apoio destes cuidadores”, explica o Médico Mário Ortiz Hurtado, que faz parte da equipe do Melhor em Casa. No “Cuidando de quem cuida”, são ensinados a reconhecer sinais de gravidade, interpretar sinais e sintomas, curativos, manejo do paciente, entre outros. Além de focar em melhores maneiras de cuidar do paciente, busca-se que o cuidador tenha cuidado com ele mesmo, para que não adoeça física ou psicologicamente.

“Com o projeto, queremos dar atenção ao paciente e também a quem se dedica e cuida no dia-a-dia. A iniciativa é da Administração Municipal e partiu da própria equipe do Melhor em Casa”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro. Além deles, uma equipe multidisciplinar é responsável pelos atendimentos, contando com os profissionais do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, como fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo. As consultas acontecem nas terças-feiras à tarde, na Unidade Básica de Saúde Central. Em média, são atendidos 3 cuidadores por dia, que são agendados previamente. O acompanhamento é para toda a família.

Vale ressaltar que o Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. Já o “Cuidando de quem cuida” é voltado para os cuidadores destes pacientes que se enquadram no Melhor em Casa. O projeto é aberto e, quem se encontra em situação semelhante, pode procurar as equipes da UBS Central, que darão o encaminhamento necessário.