Casa Familiar Rural inicia ano letivo com reunião para pais e alunos

16/02/2018

Com o Auditório do Sindicato Rural lotado, a Casa Familiar Rural de Chopinzinho realizou reunião com pais, alunos, coordenação, direção e professores na tarde de hoje (16). A ocasião foi importante para orientação das famílias sobre a funcionalidade da instituição, o que os jovens devem trazer para a escola e quais são as responsabilidades da família, escola, Estado e Município.

“Sempre procuramos envolver toda a família na escola. Fazemos esta reunião inicial para colocar a família também como responsável pela educação de seus filhos, ressaltando a necessidade de participação e envolvimento na fase educativa”, explica o Coordenador da Casa Familiar, Renato Patel. Na reunião, foi feita apresentação dos professores, metodologia de trabalho e orientação geral para o ano letivo. Também, houve momento aberto para dúvidas e esclarecimentos para pais e alunos.

Hoje, a Administração Municipal é responsável pelas contratações e questões de estrutura física da instituição, que dão condições para atendimento por parte dos profissionais vinculados. O Prefeito Álvaro Scolaro destaca que os números e projetos em desenvolvimento demonstram como a Casa Familiar está dando certo. “É um diferencial para as famílias que matriculam seus filhos, porque além do ensino regular, tem acesso a conteúdo de agricultura familiar, incentivando cada vez mais os jovens a vislumbrarem na sua propriedade uma possibilidade de sucesso, prosperidade e carreira profissional. Também, é uma forma de manter os jovens no campo, fazendo a sucessão familiar, em especial das pequenas propriedades”, afirma.

Na segunda-feira são 59 alunos que voltam às aulas, para o curso Técnico em Agropecuária. A lista de espera para o 1º ano é de 20 pessoas. A Casa Familiar Rural é um espaço destinado à formação de jovens do meio rural, que recebem formação técnica, profissional e gerencial. As aulas funcionam em sistema de alternância, sendo uma semana em sala de aula e outra de aplicação do conhecimento em suas casas.