Departamento de Vigilância em Saúde alerta sobre a Taturana

15/01/2018

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta a população em relação aos riscos trazidos pela Lagarta Lonomia - Taturana à população de Chopinzinho. São insetos que medem de 6 a 7 centímetros e possuem o corpo revestido de espinhos ramificados (semelhante a um pinheiro) ao longo de todo o corpo. Sua coloração é composta pelas tonalidades de marrom claro, verde, com três listras longitudinais de cores mais escuras.

As Lagartas Lonomia geralmente vivem em grupos, se alimentando de folhas durante a noite, enquanto imitam o tronco da árvore de onde estão. Durante o dia, descem para a parte mais baixas, repousando sempre em grupos. É na época da transformação de lagarta para pupa que elas tendem a permanecer mais sobre o solo, inclusive sobre as folhas secas, onde geralmente ocorrem os acidentes com o homem.

Elas podem ser encontradas nas árvores frutíferas de ameixas, peras, abacates, pêssego, e nas árvores silvestres de cedro, ariticum, aroeira, ipê e figueira-do-mato.

Em caso de acidente, a recomendação do Departamento de Vigilância em Saúde é de procurar o serviço de saúde mais próximo e o mais rápido possível, levando junto alguma amostra do animal e nunca omitir o acidente.

Os sintomas que podem ser apresentados em decorrência do contato com os espinhos da lagarta serão de dor seguida de queimação. Posteriormente, o local de contato apresentará vermelhidão, inchaço e calor. O paciente, juntamente com isso, sentirá mal-estar, cefaleia, náusea e vômito.

Se o paciente não buscar o auxílio necessário, o mesmo passará por manifestações hemorrágicas de 8 a 72 horas após o acidente, sendo estas: manchas escuras pelo corpo, sangramento no nariz, gengivas, urina e ferimentos recentes. Os casos sem atendimento médico podem evoluir para insuficiência renal aguda e morte da vítima.

“É nosso dever lembrar que os insetos são um elo muito importante na cadeia alimentar. O homem precisa respeitar o ecossistema e assim evitar acidentes”, ressalta a Diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sandra Mara da Silva.

Para não ser surpreendido pela Lagarta Lonomia, o Departamento de Vigilância em Saúde informa algumas precauções que a população deve adotar:

- Estar atento aos troncos e grama ao redor das árvores;

- Verificar se as folhas estão roídas;

- Utilizar camisas de manga e calças nas atividades rurais.