Você está em >

Notícias

II Caminhada Rosa leva mais de 400 pessoas às ruas de Chopinzinho

06/10/2017

            Com o início do mês de outubro, se inicia também a Campanha do Outubro Rosa, de prevenção e combate ao Câncer de Mama. O início da Campanha foi marcado pela “II Caminhada Rosa”, que aconteceu ontem (05). Mais de 400 mulheres saíram da Praça da Igreja Matriz, caminhando em direção ao Ginásio de Esportes Dionisto Debona, onde participaram de atividades de dança. Se juntaram à caminhada empresas, entidades, Secretarias, entre outras pessoas engajadas na causa.

            “Foi emocionante ver as mulheres, massivamente, mostrando a importância da luta contra o câncer e da união entre todos. O Câncer tem cura e depende de um diagnóstico precoce”, afirma o Secretário de Saúde, Fabiano Popia. E esta foi só a primeira iniciativa da Campanha., que tem a expectativa é alcançar 400 mulheres no período. “A meta existe como uma cobrança, mas na verdade é uma medida que demonstra se a população está se cuidando ou não. Quando conseguimos fazer uma grande quantidade de coletas, quer dizer que estamos conseguindo fazer a prevenção nos pacientes”, ressalta a Enfermeira Daniela Gaio, enfermeira coordenadora da atenção básica de saúde.

O objetivo com o Outubro Rosa é a prevenção ao desenvolvimento do câncer, através de exames periódicos. Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde programou horários especiais de atendimento para as mulheres, além do serviço prestado normalmente nas unidades. Nas próximas segundas e quartas-feiras (9, 11, 16 e 18 de outubro), as unidades centrais, do Bairro Frei Vito e do Bairro Nossa Senhora Aparecida vão ter horário de trabalho estendido, das 17h às 19h.

            Neste sábado, 07, estas mesmas unidades vão abrir das 8h às 11h30min e das 13h às 17h. Serão realizados coleta de preventivo, exame da mama, teste rápido para detecção de hepatites, HIV, Sífilis, vacinação (para quem tiver em atraso) e avaliação bucal (câncer e outras alterações bucais). O sábado, 21 de outubro, também vai oferecer durante todo o dia o preventivo e exame de mama.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho