Você está em >

Notícias

...

Vigilância Sanitária inicia inspeção em farmácias

04/08/2017

 

            Desde o início de agosto, a Vigilância Sanitária começou uma série de inspeções nas farmácias, que recebeu o nome de “Medicamentos: Visão Global”. Esta ação vai abranger as 15 farmácias do Município até o final de 2017. A Vigilância vem implantando a rotina de inspeção, com o objetivo de que seja benéfica ao proprietário dos estabelecimentos – para que consigam trabalhar conforme a lei designa, e também, para proteger o consumidor. As inspeções iniciam pelas áreas de risco, como as farmácias, mas vão abranger mais estabelecimentos comerciais. Estas fiscalizações devem acontecer ao menos uma vez ao ano.

“As inspeções devem ser feitas para que não exista a possibilidade de irregularidade. Estamos resguardando a população, e também, visamos que as farmácias enxerguem a vigilância como parceira para troca de ideias e informações”, explica a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Sandra Silva Toigo. A inspeção é demorada, pois se detêm em todos os aspectos da farmácia, como os termos documentais, situação predial e medicações (prazo de validade, medicação correta, prazos, antibióticos e psicotrópicos e receitas).

            Já na primeira farmácia fiscalizada foi encontrado irregularidades, especificamente nos psicotrópicos – que são as medicações controladas, em seu sistema eletrônico de dispensação. Com isso, a Vigilância fez termo de interdição da venda dos psicotrópicos, até que seja resolvida a situação. O estabelecimento tem até 30 dias para fazer a regulamentação.

A Vigilância Sanitária está a disposição da população no telefone 32424-1533, ou em sua sede, para esclarecer dúvidas, e atender todo tipo de denúncia em relação a alimentos e estabelecimentos do comércio, saneamento básico, venda de medicamentos sem receita médica, saúde pública, saúde do trabalhador e acidentes por animais peçonhentos. 

Endereço

Rua Miguel Procópio Kurpel, 3811 - São Miguel
85.560-000 - Chopinzinho - Paraná

Atendimento

(46) 3242-8600    -    prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
PB Agência Web