Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente distribui 4000 doses de sêmen

28/06/2017

Como forma de contrapartida ao produtor de leite, o Município de Chopinzinho trabalha, desde 1996, com distribuição de sêmen para inseminação de bovinos, visando o fortalecimento da cadeia produtiva do leite. Na tarde de ontem (28), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente distribuiu 4000 doses de sêmen da raça holandesa e jersey, que vão beneficiar mais de 600 produtores de Chopinzinho. Em 2017, foram cerca de R$ 100 mil investidos pela Prefeitura no Programa.

“A entrega do sêmen é um Programa que já acontece há algum tempo. É uma forma de apoio para os produtores da pecuária leiteira, tanto para a genética quanto para aumento de produção”, afirma o Vice-prefeito Vanderlei Verdi, presente na distribuição. A entrega é realizada uma vez ao ano, sendo que todos os produtores podem ter acesso às doses. Para isto, devem ir até a Secretaria de Agricultura e realizar seu cadastro, ou procurar os inseminadores (onde há o botijão comunitário). Para os interessados que não fizeram seu cadastro, ainda dá tempo, já que ainda existem doses para serem distribuídas ao longo do ano.

A qualidade do material é certificado pelo Interbull (Centro Internacional de Avaliação Genética). “São touros da melhor qualidade, que vem suprir a demanda de Chopinzinho, como: melhorar a qualidade de células somáticas, facilidade de parto, vida útil reprodutiva e ganho de produtividade”, explica o Secretário da pasta, Everton Salomão. O Secretário conta que neste ano foi ofertada uma qualidade de sêmen excelente. Também, os produtores puderam participar de treinamento sobre inseminação.