TRE e Prefeitura fazem parceria para campanha do recadastramento biométrico

23/06/2017

A Justiça Eleitoral da Comarca de Chopinzinho está fazendo o cadastramento biométrico de todos seus eleitores. Este processo iniciou ainda em 2016 e segue até outubro deste ano. Em reunião realizada na Prefeitura, visando intensificar o processo e mobilizar a população, o TRE e a Prefeitura firmaram parceria para Campanha de Cadastramento. Com esta nova tecnologia a identificação dos eleitores será pela impressão digital, já nas próximas eleições.

A Campanha vai acontecer do dia 21 de agosto a 13 de outubro.  No período, a Administração Municipal vai fornecer estrutura, suporte e cerca de 40 funcionários para se dedicarem à Campanha. Para todos os votantes de Chopinzinho, o cadastramento é obrigatório, e serve também como atualização dos dados dos eleitores. A expectativa durante a Campanha é de atender de 450 a 500 eleitores por dia.

“Esta reunião foi muito importante para esclarecer algumas situações e também para ressaltar a importância do recadastramento biométrico. Vamos organizar em conjunto uma campanha maciça para fazer a totalidade do recadastramento”, explica o Vice-Prefeito Vanderlei Verdi. Para fazer as alterações, o eleitor deve levar documento oficial com foto, o título de eleitor e comprovante de residência.

Na ocasião, foi reforçada a importância de todos fazerem o cadastramento, inclusive as pessoas com voto facultativo, que são os jovens entre 16 e 18 anos. Marcelo Quentin, juiz auxiliar do TRE para o setor de Biometria, presente na reunião, explica que isto é essencial porque, com a possibilidade levantada de extinção de zonas eleitorais, é importante que Chopinzinho contabilize o número máximo de eleitores.