Secretaria de Agricultura promove palestras pelo Dia Mundial de preservação do meio ambiente

21/06/2017

O dia 05 de junho é marcado como Dia Mundial de Preservação do Meio Ambiente, estabelecido desde 1972. Em alusão à data, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma série de palestras com alunos, com foco na conscientização de preservar o meio ambiente, com cada cidadão fazendo sua parte. Foram envolvidos nas atividades cerca de 500 alunos, entre estudantes dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino e da Casa Familiar Rural.

O grupo que desenvolveu e apresentou as palestras foi formado pelo Secretário de Agricultura, Everton Salomão; Suelen Battistuz, Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Glacir Zanatta, técnico em agropecuária. “Nós contamos o que é o meio ambiente, como ele está hoje, projeções para o futuro e como podemos colaborar para preservá-lo, a partir do contexto apresentado”, explica Everton Salomão. Para os alunos do 5º ano também foram entregues cartilhas de atividades, textos, ilustrações sobre o assunto, para serem trabalhadas em sala de aula. “É mais fácil crescer consciente da preservação ao meio ambiente do que conscientizar depois de adultos, por isto do trabalho com esta faixa etária”, expõe a Diretora do Meio Ambiente, Suelen Battistuz.

A participação dos alunos surpreendeu os palestrantes. “Percebemos que não é um tema alheio a seus conhecimentos. Contamos com bastante interação e relatos de situações que vivenciam em seus cotidianos, com questionamentos pertinentes ao tema”, diz o técnico em agropecuária, Glacir Zanatta, salientando que procuraram também abordar as pequenas ações do dia-a-dia que podem ser feitas por eles mesmos, e que, apesar de simples, trazem melhoria para a comunidade.

Nas palestras, foram trazidos alguns dados que mostram a realidade de preservação de meio ambiente em Chopinzinho, como por exemplo, que cerca de 40% do lixo recolhido no Município ainda não é separado entre orgânico e reciclável. “Salientamos que a conscientização parte principalmente de nós - mesmo que pequenas ações -, e que o poder público também precisa fazer sua parte. Este é um trabalho que dá resultado, mas tem que ser contínuo”, ressalta o Secretário Everton.