Chopinzinho sedia "I Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial"

16/06/2017

Para estabelecer diretrizes e avaliar a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para a promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação, Chopinzinho sediou, no último dia 06 de junho, a I Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial. A Conferência envolveu oito Municípios: Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara D’oeste, Honório Serpa, Mangueirinha, São João, Sulina e Saudades do Iguaçu. Com a Conferência, os Municípios estão oportunizando a ampliação do debate acerca da igualdade racial.

As discussões levantadas ao longo do evento foram de âmbito Municipal, Estadual e Nacional. Representantes dos oito Municípios, além de usuários e convidados, participaram do debate, que aconteceu no Centro Comunitário do Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Cada Município ficou responsável por uma parte da Conferência. Para início dos trabalhos, o Pro-Jovem de Chopinzinho fez uma apresentação de dança com os indígenas seguida da apresentação dos Haitianos, de Coronel Vivida. Na ocasião, foram eleitos os delegados, que representam os Municípios e foram discutidas propostas para a Conferência Estadual e Federal. “Nós, como temos a área indígena aqui, elaboramos propostas relativas a esta realidade, neste sentido, contemplando e incluindo mais o indígena em diversos âmbitos”, explica Luiz Helena Vilczek, assistente social de Chopinzinho e presidente da comissão organizadora da Conferência.

A programação do evento contou também com a palestra magna da professora da Unioeste, Sonia Marques, com o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento", discutido a partir da perspectiva de enfrentamento ao racismo institucional. Foram seguidos três eixos temáticos: I – Reconhecimento: políticas afirmativas, participação popular, educação básica, ensino superior, cultura, liberdade religiosa e comunicação; II – Justiça: segurança pública, administração penitenciária, justiça, acesso à terra e à cidade e direitos humanos;  III – Desenvolvimento: trabalho, desenvolvimento social, juventude, esporte, turismo, meio ambiente e saúde.