Projeto de Microbacias foca em conservação do solo nas comunidades de Santa Inês e Nova Conquista

18/05/2017

Até o final de maio, todos os produtores que fazem parte do perímetro da Microbacia das Comunidades da Santa Inês e Nova Conquista vão receber visitas dos técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Isto porque o Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias” está na fase de adesão, onde cada produtor tem a liberdade de participar, adequando sua propriedade com práticas de conservação do solo.

Este projeto, apoiado pelo Governo do Estado, tem como objetivo recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas. Chopinzinho foi contemplado com o projeto de duas Microbacias. Serão destinados R$ 210.000,00 para cada uma, com um total de R$  420.000,00 investidos, sem custo ao produtor. Cada produtor beneficiário vai poder acessar até R$ 8.000,00.

No momento, estão sendo feitas as visitas e levantamentos de todas as propriedades que constam no perímetro das microbacias. Depois, será feito tabulação das demandas e contabilização do que será necessário. “Os produtores receberam bem a ideia. Esta é uma ferramenta fundamental, para que o produtor, com aporte financeiro, consiga se adequar em termos de conservação do solo”, explicam os técnicos em agropecuária da Secretaria de Agricultura, Idevaldo Peretti e Glacir Zanatta, responsáveis pelo levantamento.

O Programa tem três etapas. A prioridade é a recuperação do solo, fortalecendo a conservação e evitando a erosão, implementando práticas que contenham o escorrimento superficial das águas, como o terraceamento. Havendo disponibilidade de recurso, a próxima etapa é a aquisição de equipamentos comunitários e cerca para proteção de mananciais. E a última etapa é a de correção do solo, tanto para corretivo agrícola quanto de fertilidade, com fósforo e potássio.