Você está em >

Notícias

...

Prefeito Álvaro cria Programa de Desenvolvimento Rural de Chopinzinho

16/05/2017

            O Programa de Desenvolvimento Rural de Chopinzinho foi encaminhado para votação, em regime de urgência, para Câmara de Vereadores do Município. Este é um novo Programa que a Administração Municipal está implantando, que visa o desenvolvimento agropecuário do Município, através de políticas públicas de incentivo das atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais, geração de novos empreendimentos, bem como a ampliação dos já existentes. Tudo isto para gerar renda ao produtor rural, incentivar a fixação do homem no campo e incrementar a arrecadação e desenvolvimento do Município.

            O Programa é dividido entre cinco diferentes segmentos de incentivo: pecuária leiteira, avicultura de corte, suinocultura, piscicultura e agroindústria e demais atividades agrícolas. “Nós entendemos que o setor produtivo, de modo geral, merece atenção por parte da Administração Municipal, e por isto desde o começo do ano viemos buscando parcerias e Programas para desenvolver e incentivar o setor”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. A criação do Programa foi um esforço coletivo, pela percepção da Administração Municipal da necessidade de mais incentivo aos produtores rurais.

Com a aprovação na Câmara, a expectativa é de que em 15 dias o Programa deve estar em funcionamento. Os produtores que desejarem participar deverão se inscrever, através de Edital de Chamamento Público, conforme atendam as regras de participação de cada Programa. “Uma grande expectativa que os produtores têm é a da regulamentação das horas/máquina. O Município precisa desta regulamentação para poder atender as demandas que os produtores têm e agora, esta lei vai dar legalidade à atividade”, conclui Álvaro.

 

Conheça os Programas:

- Incentivo à Pecuária Leiteira, com o Programa “Mais Leite”

Acompanhamento técnico das propriedades selecionadas, capacitando os produtores a aplicar as tecnologias de manejo intensivo de pastagens, práticas de manejo de rebanho e controle da produção de leite das propriedades acompanhadas. Serão atendidos inicialmente 30 produtores por ano.

- Programa de Reforma e Recuperação de pastagens

Tem por objetivo difundir tecnologia da produção da pastagem de inverno e verão, feno, silagens e recuperação de solo. Serão atendidos 100 produtores por ano, com incentivos de até R$ 3.000,00 por produtor, para aquisição de insumos agrícolas.

- Programa Horas/Máquina

Para atender as demandas de serviços de horas/máquina, os produtores de Chopinzinho terão subsídios do Município, para realização de serviços de terraplenagem, construção e manutenção de estrada de acesso interno, abertura de valas para novos silos ou ampliação dos silos já existentes, construção de tanques de água, açudes e abertura de valas para aterramento de animais mortos. Cada produtor estará limitado a 10 horas/máquina e até 150 para transporte de terra ou revestimento primário (cascalho), ao ano, com subsídio e incentivo do Município de 60% do valor das horas/máquina. Serão beneficiados todos os produtores que aderirem ao Programa.

Para a Avicultura de Corte e implantação de aviários, conforme tamanho do aviário, serão de 50 horas/máquina e 150 até 80 horas/máquina e 450 .

Para a Suinocultura e implantação de chiqueiros, conforme tamanho do chiqueiro, de 25 horas/máquina e 100 até 55 horas/máquina e 250 .

Para a Agroindústria e implantação, ampliação ou manutenção da unidade produtiva, até 100 horas/máquina.Todos os Programas com subsídio de 60%.

Endereço

Rua Miguel Procópio Kurpel, 3811 - São Miguel
85.560-000 - Chopinzinho - Paraná

Atendimento

(46) 3242-8600    -    prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
PB Agência Web