Reunião do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência debate acessibilidade em vias públicas

20/04/2017

Ontem, 19 de abril, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMPCD, realizou nova reunião. Dentre os debates, foram tratados dois assuntos principais, a recondução dos representantes do Conselho e, em especial, acessibilidade em vias públicas. Participaram também na ocasião, o Prefeito Álvaro Scolaro, Vice-Prefeito Vanderlei Verdi e o Chefe da Divisão de Planejamento e Projetos, Jovani Martins.

A ideia da discussão da acessibilidade veio da dificuldade percebida pelos próprios conselheiros e trazidas por pessoas com deficiência, idosos e população em geral. Poder circular pela cidade faz parte da cidadania e promove a socialização e inclusão social. A mobilidade urbana diz que todos, independente da sua situação, precisam ter condições de andar nas calçadas.

O Prefeito Álvaro Scolaro explicou que, junto à Divisão de Planejamento, está sendo feito levantamento das ruas do Município. A partir deste levantamento – e em paralelo com as legislações vigentes -, serão buscadas parcerias com os proprietários dos lotes, para adequação das calçadas. “Pensar em acessibilidade é entender todas as barreiras. Estamos pensando em maneiras de deixar nossa cidade para que todos possam usufruí-la”, complementa o Prefeito.

Presente na reunião, o Vice-Prefeito Vanderlei Verdi pontuou a necessidade de se estabelecer responsabilidades, tanto da Administração Pública quanto dos proprietários. A partir das ponderações e tendo em vista a legislação, o Planejamento vem trabalhando em uma nova diretriz, que aborde a mobilidade urbana.

Na discussão, os conselheiros ressaltaram a importância do debate e de que se efetivem ações de sensibilização da comunidade. Dentre outros assuntos debatidos na reunião, houve a recondução dos representantes, que a partir de então compõe o CMPC.