Você está em >

Notícias

Com Campanha, Secretaria de Saúde faz mais de 500 preventivos em março

19/04/2017

            Neste mês de março a Secretaria de Saúde de Chopinzinho realizou Campanha de Preventivo de Câncer de Colo de Útero. O mês foi escolhido por se comemorar o Dia Internacional da Mulher, atingindo o público da campanha. Para que todas as mulheres pudessem participar, houve atendimento nas terças e quintas-feiras depois do horário regular, das 17h às 19h e aos sábados. No total, foram 504 preventivos coletados.

            A enfermeira coordenadora da atenção básica de saúde, Daniela Gaio, conta que a meta foi atingir principalmente mulheres entre 25 aos 64 anos, que é a faixa etária mais atingida pelo câncer de colo de útero. Somente nestas idades, foram 392 coletas. “O objetivo deste exame é detectar o mais precocemente possível o câncer. Por isso pedimos para as mulheres não deixarem em atraso e fazerem todo o ano. Este câncer, quando descoberto em estágios iniciais, pode chegar a 100% de cura”, afirma Gaio.

            “A Campanha mostra para a população que as unidades podem ser procuradas também para momentos de prevenção, não apenas quando já se está doente. A iniciativa foi um sucesso e evidenciou os cuidados com a saúde da mulher”, ressalta o Prefeito Álvaro Scolaro.

            De todas as Unidades Básicas de Saúde de Chopinzinho, o destaque da Campanha ficou por conta da UBS Frei Vito. Somente lá foram feitos mais de 170 coletas de preventivo. A enfermeira responsável da UBS Frei Vito, Glauciane Yanagida, conta que foi um esforço de equipe que resultou no número expressivo. Além da divulgação feita pelas demais unidades, o Frei Vito fez sorteio de 12 brindes, entre as mulheres que participaram da campanha. “As mulheres têm bastante dificuldade em fazer a coleta de preventivo. Pensamos em fazer algo diferente, para chamar atenção mesmo”, afirma Glauciane, completando que os prêmios foram uma motivação a mais para que as mulheres procurassem fazer o preventivo.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho