Nova conduta: Com Decreto, Prefeitura de Chopinzinho condiciona uso de internet em horário de trabalho para assuntos profissionais

18/04/2017

Visando o bom uso da máquina pública, melhora nos serviços públicos prestados e na segurança de dados, a Administração Municipal, através do Prefeito Álvaro Scolaro, colocou em vigor decreto que estabelece normas claras para uso da internet e tecnologia da informação durante o horário de trabalho. Com a medida, houve cerca de 50% de diminuição de banda de internet utilizada.

O Decreto Nº 86/2017, de 04 de abril, bloqueia uso de redes sociais na rede de internet usada pelos funcionários da Prefeitura, bem como quaisquer sites e serviços não inerentes às atividades dos servidores. A medida aborda diferentes aspectos do uso da tecnologia, como a segurança das informações do Município e responsabilidade, eficiência e produtividade no serviço público.

Foram três objetivos principais com a medida: eficiência no sinal de internet, melhora nos serviços públicos e aperfeiçoamento da segurança de dados. “Ao implementarmos tal decreto, pensamos em uma gestão eficaz no controle e cumprimento da finalidade administrativa. Queremos que cada vez mais o serviço prestado pela Prefeitura se aperfeiçoe, com servidores focando a atenção em suas funções”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro, complementando que a iniciativa também traz economia para os cofres públicos.

Com isso, o Município fica autorizado a monitorar e rastrear os acessos dos usuários, quando do descumprimento do que elenca o Decreto. Também, o servidor que tiver o ingresso comprovado a tais sítios e práticas descritas pode responder a procedimento disciplinar, além das sanções legalmente previstas.