Caminhão cedido para ASMAC já está em uso pelos avicultores do Município

12/04/2017

No final de 2016, a Associação Municipal dos Avicultores de Chopinzinho – ASMAC recebeu um caminhão e uma mini carregadeira, para serem utilizados por todos os produtores da avicultura de Chopinzinho. Ambas as máquinas estão em uso, fazendo diferença no dia-a-dia dos nossos 105 avicultores, visto que facilitam a distribuição da cama de aviário. No Município é produzido aproximadamente 16 mil toneladas de cama de aviário por ano.

O caminhão que está em comodato, de R$ 100 mil, foi fornecido pela Administração Municipal. O distribuidor veio por emenda do Deputado Federal Osmar Serraglio, no valor de R$ 100 mil. Ambos, mais a mini carregadeira foram destinados para uso da ASMAC. “Este caminhão veio para auxiliar os produtores na distribuição da cama de aviário. Antes de ter este caminhão cedido aos avicultores, eles precisavam contratar este serviço, o que elevava o custo operacional”, explica o Secretário de Agricultura, Everton Salomão.

A cama de aviário é fonte de matéria orgânica que sobra depois da retirada de vários lotes de frangos, ou seja, é “fertilizante”, sendo usado para melhoria do solo e consequente aumento da produtividade. O que se produz é suficiente para se usar em aproximadamente 2.000 alqueires, tanto para pastagem quanto grãos.

O caminhão auxilia a espalhar o adubo em áreas de lavoura e pastagem. Já a mini carregadeira serve para carregar o caminhão com o material. “Todo e qualquer produtor da avicultura pode solicitar o uso dos equipamentos, pois sabemos da importância dos trabalhos rurais para o nosso Município. Vemos que a utilização das duas máquinas combinadas é complementar e agiliza o processo”, expõe o Prefeito Álvaro Scolaro.

O Presidente da Asmac, Ilseu Peretti, ressalta que o agronegócio corresponde a 60% da economia do Município, e que só a avicultura comercializou em 2015 R$ 102.859.875,03. “Temos muita importância para o Município e precisamos mostrar a relevância para a economia. Com parcerias com o poder público, conseguimos cada vez mais reconhecimento”, afirma Peretti.