R$ 1.600.000,00 em micro crédito já foram liberados para empreendedores formais e informais

16/10/2013

Chopinzinho já alcançou a marca de R$ 1.600.000,00 liberados em operações de micro crédito disponibilizadas para empreendedores formais e informais. Segundo o Secretário de Indústria e Comércio, são disponibilizadas duas linhas de crédito através da Caixa Econômica Federal e do Banco do Empreendedor. Este valor representa todo o montante liberado pelas duas operações de crédito. A expectativa é que até o final de 2013, Chopinzinho alcance, somente com o Micro Crédito da Caixa, R$ 1.000.000,00”, afirmou.

De acordo com o Prefeito Municipal, a Administração atua de maneira a dar suporte aos empreendedores do município, seja através da orientação quando a disponibilização de linhas de crédito, ou ainda oferecendo todo o suporte necessário para que os empreendedores obtenham informações suficientes para regularizar, administrar ou ainda ampliar seu negócio. “O micro crédito a juros baixos é muito importante porque ajuda a alavancar os pequenos negócios, tornando-se uma ferramenta de desenvolvimento, contribuindo inclusive para a geração de emprego”, observou.

Linhas de Crédito

O Agente de Micro Crédito, Fernando Gressana, explica que através do Banco do Empreendedor o empreendedor formal pode retirar até R$ 15.000,00 e o informal tem valor máximo de R$ 7.500,00. As taxas de juros variam entre 0,55 % a 1.07 % ao mês.

Já na linha de micro crédito da Caixa Econômica Federal, Gressana explica que o valor do financiamento é o mesmo para empreendedores formais e informais, tendo como valor máximo no primeiro financiamento R$ 4.000,00, passando a R$ 8.000,00 em uma situação futura. As taxas de juros são fixadas em 0,40742 % ao mês.

“Caso o empreendedor necessite de um montante maior a ser financiado, a Secretaria de Indústria e Comércio realiza uma análise do perfil da empresa e depois promove a orientação de acesso a linhas de crédito, que permitem financiamentos de até R$ 300.000,00, através do Programa Bom Negócio, este desenvolvido pela Agência de Fomento do Paraná”, ressaltou. Desde o início dos programas citados, Chopinzinho não possui índices de inadimplência.

A empreendedora, Rosangela Derlan Oliveira, é um exemplo de crescimento através da opção pelas linhas de credito disponibilizadas. Ela financiou 15.000,00 para ampliar a área de produção e o escritório. “Mesmo não tendo concluído ainda a obra já consegui ampliar meu faturamento, tendo inclusive contratado ajudante. Minha expectativa é que em breve possa dobrar meu faturamento”, afirmou.

Projeto Piloto

A linha de crédito disponibilizada através da Caixa Econômica Federal foi um projeto piloto no Brasil, desenvolvido em Chopinzinho, que serviu como parâmetro para implantação em outros Municípios e Estados.

Os interessados em acessar as linhas de crédito devem procurar a Secretaria de Indústria e Comércio para obter maiores informações. “Os financiamentos são para empreendedores formais e informais”.