Mulheres se reuniram no combate do câncer de mama

14/10/2013

Um evento, que já está se tornando tradicional no mês de outubro, foi realizado no sábado, 12. O Chá Outubro Rosa, realizado no Centro Comunitário São Francisco de Assis, em Chopinzinho, reúne mulheres em prol da campanha de prevenção ao câncer de mama.

Além da confraternização uma palestra com o médico mastologista, Fernando Marques, explanou sobre a doença, a importância da prevenção através do autoexame e da realização da mamografia, as formas de tratamento e a cura.

Presente no evento, o prefeito disse que a realização do chá e um momento de confraternização de uma campanha de grande, importância para a saúde da mulher. "Queremos com esta campanha dedicar as mulheres chopinzinhenses o mesmo cuidado que elas dedicam às famílias", disse.

O prefeito complementou lembrando que a Secretaria Municipal de Saúde tem um calendário de atendimento com datas e horários dedicados a realização do preventivo do câncer de colo de útero. “Participem, realizem seus exames, convidem às parentes, amigas, vizinhas, nos ajudem a mobilizar o maior número de mulheres a cuidar de sua saúde”, afirmou.

Esta campanha tem atendimento todas terças e quartas-feiras do mês de outubro, das 17:00 às 19:00 horas, na unidade central e no posto do bairro Nossa Senhora Aparecida e nos sábados, dia 19, das 8h às 12h e dia 26, no período da tarde, das 13h às 17h. O atendimento está sendo realizado por demanda espontânea. Para o exame a mulher deve apresentar o cartão SUS e documento de identidade.

Depois da palestra as Mulheres confraternizaram com o Chá. Este evento é uma realização do Grupo Gama de Chopinzinho e conta com a colaboração da Secretarias da Mulher e de Saúde, APMI e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.