Calçadas garantem acesso democrático dos cidadãos aos espaços urbanos

03/02/2017

Você sabia que as calçadas são peças fundamentais para a mobilidade urbana e que, para sua construção, é necessário seguir algumas normas? Dentre outras posturas, este modo de entender a cidade faz parte de uma conscientização, para que todos os cidadãos tenham acesso democrático aos espaços urbanos, através da construção e manutenção das calçadas. Poder circular pela cidade faz parte da cidadania e promove a socialização e inclusão social.

A mobilidade urbana diz que todos, independente da sua situação, precisam ter condições de andar nas calçadas. É o caso, por exemplo, de cadeirantes, idosos, gestantes, portadores de carrinhos de bebê, deficientes visuais, entre outras situações de mobilidade reduzida.

Uma calçada, para ser adequada, precisa seguir alguns critérios, regulamentados pela NBR 9050. Elas devem ser largas, iluminadas, sem degraus ou interrupções, com as inclinações corretas, revestimentos, rampas, dentre outros. Vale ressaltar que os cuidados com o passeio são de responsabilidade dos cidadãos. Cabe ao proprietário da casa, do estabelecimento ou dos moradores de um edifício fazer e manter em boas condições o piso em frente ao imóvel, segundo o Código de Posturas do Município, Lei Nº 2116/2006.

“Se cada um cuidar da frente da sua casa, a cidade vai estar limpa e acessível”, enfatiza o Chefe da Divisão de Planejamento e Projetos, Jovani Martins. No nosso Município, a Administração Municipal está regulamentando normas de mobilidade urbana, dentre elas as calçadas, visando que todos os chopinzinhenses tenham acesso amplo aos espaços urbanos.