Audiência Pública das Metas Fiscais reúne 40 pessoas

01/06/2016

Na noite de ontem (31), nas dependências da Câmara Municipal, foi realizada Audiência Pública das Metas Fiscais, referentes ao primeiro quadrimestre de 2016 e do Fundo Municipal de Saúde. Estiveram presentes aproximadamente 40 pessoas na ocasião. Esta audiência acontece com respaldo da Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000, que determina a realização da mesma, sendo totalmente aberta à população. Além de acompanhar os demonstrativos apresentados, a população tem espaço para questionamentos.

Quem realiza a Audiência é Administração Municipal através da Secretaria de Finanças. São apresentados os demonstrativos das receitas e despesas e índices, como da educação, saúde e de pessoal. Todo final de fevereiro, maio e setembro a Prefeitura deve demonstrar, nas audiências, se atingiu as metas do quadrimestre.

Dentre os dados apresentados, destacou-se a Receita Total prevista para 2016, R$ 72.648.475,68, e a receita realizada neste 1º quadrimestre, que foi de R$ 22.804.543,11. Também, evidenciaram valores positivos na comparação entre as receitas arrecadadas com as despesas liquidadas, totalizando R$ 839.106,61.

O contador da Prefeitura, Rodrigo Jazynski, presente no evento, ressalta a importância da participação dos moradores de Chopinzinho. “É na audiência pública que a população terá conhecimento de como o poder executivo está gastando o dinheiro público, já que é feito um levantamento geral de todos os gastos da Prefeitura, e é oportunidade de ver como está sendo empreendido”, explica.