Hora H todos contra o mosquito da dengue

03/02/2016

Aconteceu na manhã da última segunda-feira (01) de fevereiro no Anfiteatro David Rogos Schmitz, a primeira Reunião de lideranças municipais para colocar em prática o planejamento de ações para controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti, que é agente transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus.

No município já foram encontrados focos positivos do mosquito no Bairro São Sebastião, Bairro Cristo Rei, Bairro San Genaro, Bairro São Miguel, Bairro Frei Vito, Bairro Verdi, Bairro Industrial e Centro.

Com esta preocupação secretários municipais e lideranças do município se reuniram para discutir ações em combate ao mosquito, uma das ações será um mobilização de conscientização, que acontecerá no dia 06 de fevereiro (sábado) das 08:00 às 10h:00 com a carreata para que cada cidadão faça a vistoria no seu domicílio. O principal objetivo da Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, é conscientizar a população sobre os riscos que todos correm depositando indevidamente lixos nas ruas, quintais, reservatórios de água e vasos de plantas a céu aberto.

Outra ação pretendida pela Secretaria de Saúde é atualizar a legislação com a criação de um Projeto de Lei para a notificação de proprietários que não cumprirem com o seu papel de agente cidadão contra o mosquito Aedes Aegypti.

Estão previstas para acontecer durantes os meses de fevereiro, março e abril diversas ações focadas no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nesta terça feira (02) todos os agentes de saúde farão uma capacitação e na próxima quarta-feira dia 03 inicia-se o mutirão, onde os agentes visitarão aproximadamente 7 mil imóveis urbanos e rurais no município. No dia 05 sexta-feira pela manhã, a equipe da saúde fará uma palestra com diretores, pedagogos e professores das escolas, na volta ás aulas também acontecerão visitas e palestras em todas as escolas do município.

O Secretário de Saúde Ivoliciano Leonarchik comentou sobre a importância do encontro, “Esta reunião foi de grande importância para que juntos consigamos conscientizar a nossa população da importância de combate ao mosquito que transmite a Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus, onde entendemos que o mosquito não é um problema somente da população urbana mas também da população rural, percebemos que sozinhos não vamos conseguir combater o mosquito, precisamos da ajuda das entidades organizadas e da população para que nos auxiliem  a conscientizar cada morador, porque alguns munícipes ainda não entenderam a grave situação que estamos vivendo,  onde  hoje a nossa prioridade dentro da saúde, é o combate ao mosquito Aedes Aegypti”.  Destacou Ivoliciano.