Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional começa a ser discutido

16/07/2015

Com o objetivo de elaborar um Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o Conselho Municipal de Chopinzinho retomou na terça-feira, 14, as discussões sobre o assunto. Eleitos na última Conferência Municipal, os novos conselheiros tem a missão de discutir e elaborar um Plano capaz de abranger estratégias, objetivos e metas que garantam aos cidadãos seu direito a uma alimentação adequada.

Para orientar com relação à atuação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional no município, a técnica da SEAB de Pato Branco, Stela Mari Spanholi Tamagno, foi convidada a participar da reunião. "O Conselho deve elaborar diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, em sintonia com as diretrizes traçadas pelos conselhos estadual e nacional e com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; deve orientar a implantação de programas sociais ligados à alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades; e articular a participação da sociedade civil", destacou.

A secretária de Assistência Social e Conselheira, Eliana Piaia, observou que todas as ações devem ser pensadas em conjunto com todos os atores da rede, que trabalham com as questões voltadas à segurança alimentar e nutricional. “Não devemos pensar este assunto de maneira isolada. Buscamos nortear nossas discussões no que preconiza as políticas nacionais de incentivo a produção de alimentos, a qualidade do consumo consciente, as condições de acesso da população por todas as classes sociais. Consideramos ainda, as questões que vão desde a desnutrição até a obesidade, enfim, buscamos pensar em segurança alimentar, desde a produção e o consumo, até o tratamento dos alimentos e resíduos agregados”, explicou.