Conferência Municipal de Saúde deliberou sobre ?Saúde de Qualidade para os Chopinzinhenses?

06/07/2015

Realizada na tarde de sexta-feira, 3, no Anfiteatro Municipal David Rogos Schimitz, a VI Conferência Municipal de Saúde apresentou e discutiu as principais demandas identificadas nas Pré-Conferências e definiu propostas que irão garantir melhorias no atendimento e no acesso aos serviços públicos de saúde em Chopinzinho.

O secretário de Saúde, Ivo Leonarchic, explicou que durante o mês de junho, Pré-Conferências foram realizadas com o intuito de discutir e definir o “Panorama da Saúde Pública Municipal desde a Última Conferência de Saúde”, além disso, ficaram definidos os nomes dos delegados e suplentes eleitos para participar da Conferência Municipal.

Participaram 302 pessoas como representantes dos usuários. As Pré-Conferências ocorreram nas comunidades rurais de São Luiz; São Francisco; Estrela Gaúcha; Bugre; Santa Inês; Mato Branco, e, no Centro e no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Conferência Municipal

A Conferência Municipal de Saúde teve como tema central “Saúde de Qualidade para os Chopinzinhenses”, e, a palestra magna, ministrada pela Consultora Técnica do COSEMS/PR, Maria da Penha Marques Sapata, que abordou assuntos relacionados à vinculação, territorialização, responsabilização da equipe de saúde e do usuário; a participação da comunidade nas ações de saúde: através de campanhas, eventos, prestação de contas; os investimentos na saúde pública; a rede de cuidados, e, os demais assuntos identificados como prioridade pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde.

Os eixos temáticos discutidos durante a Conferência Municipal de Saúde foram: a Rede Saúde da Mulher e da Criança; as Condições Crônicas; a Rede de Saúde Mental e a Rede Urgência/Emergência. “Em breve o Conselho Municipal de Saúde colocará à disposição da população os anais da 6ª Conferência Municipal de Saúde”, finalizou Ivo Leonarchik.