ESCOLA DE CHOPINZINHO CONQUISTA 1º LUGAR NO ESTADO NO CONCURSO MPT

29/09/2023

A premiação MPT na Escola - Resgate A Infância tem como tema “A Escola No Combate Ao Trabalho Infantil” consiste em selecionar e premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais feitos pelos estudantes do 4°, 5°, 6° e 7° ano do ensino fundamental das escolas públicas.

O Prêmio MPT na Escola tem como objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por meio da comunidade escolar. Assim, os profissionais da educação se tornam multiplicadores do conhecimento sobre esse tema, além de conscientizar sobre a importância da prevenção e erradicação da exploração do trabalho infantil e adolescente. Outro objetivo é estimular a participação das crianças e dos adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção do trabalho infantil e na proteção do adolescente trabalhador. Também é importante reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, assim como a dedicação dos educadores envolvidos na prevenção da violação dos direitos das crianças e adolescentes.

No ano em questão, o Projeto deu início no dia 01 de fevereiro com o objetivo de capacitar e sensibilizar os professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A intenção é que esses profissionais atuem como multiplicadores no processo de conscientização dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade em geral, com o propósito de erradicar o trabalho infantil e proteger os trabalhadores adolescentes.

Durante os meses de fevereiro, março e abril, as escolas exploraram o tema da erradicação do trabalho infantil usando materiais de apoio fornecidos pelo MPT, além de promover palestras e debates. Em maio, os alunos realizaram atividades de acordo com as categorias (conto, desenho, música e poesia) e requisitos estabelecidos no Regulamento do "Prêmio MPT na Escola". Uma Comissão Julgadora selecionou os melhores trabalhos, e no dia 27 de julho, os primeiros colocados de cada categoria foram premiados em âmbito municipal para participarem da fase estadual.

O trabalho vencedor da fase estadual, que agora está competindo na fase nacional, é na categoria de Música, com os alunos Paola Aparecida Peretti e Rafael Gonçalves, do 5° ano da Escola Rural Municipal Mário Bettega de Chopinzinho, com a música é Vida de Criança de autoria dos alunos.