ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA LANÇAMENTO DO PROJETO NOSSO LIXO 2023

28/08/2023

Na manhã da última sexta-feira, (25), a Administração Municipal realizou o lançamento do Projeto “Nosso Lixo” 2023. O evento aconteceu nas dependências da prefeitura municipal e contou com a presença de autoridades municipais, diretores escolares, professores, familiares, alunos, patrocinadores, imprensa e servidores em geral.

Na oportunidade aconteceu a premiação dos concursos desenvolvidos pelos alunos das escolas do município, tendo como objetivo, escolher a frase, desenho e mascote, representantes da campanha.

Na categoria frase para identificar a campanha, o aluno premiado foi Vitor Vidigal Graebim Accorsi do 2º ano c, da Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira. Já na categoria desenho, o aluno vencedor foi Pedro Joaquim Dolisne, aluno da Escola Municipal de Excelência do 1º ano b e na categoria mascote com o trabalho desenvolvido me família, o vencedor foi Vicente Heberlee Resmini, do maternal II d, do Cmei Primeiros Passos. Os prêmios foram patrocinados pelo CMDCA, Cooperativa De Crédito Sicredi e Cooperativa de Crédito Cresol Liderança.

Na oportunidade o prefeito Edson Cenci, falou da importância de envolver a sociedade nesta causa para que se torne uma questão cultural de consciência sobre o lixo que produzimos. “A escola é nosso maior veículo de comunicação para chegar até as famílias do município. Queremos inserir esse novo jeito de tratar o lixo que produzimos como cultura. Ensinar para as novas gerações a forma correta de separar, reaproveitar, reciclar e que isso seja permanente”, completou o prefeito.

O Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Ângelo Marcelo Foppa. lembrou que a campanha é de extrema importância e precisa do envolvimento de toda a sociedade. “Precisamos caminhar juntos, poder público, empresas e a população, para termos bons resultados lá na frente. São diversas ações que serão desenvolvidas, como a campanha de coleta de lixo eletrônico que inicia na próxima semana, a coleta de galhos com um cronograma estabelecido, palestras nas escolas, entre outras ações”, completou, Foppa.

Além das ações como campanha de lixo eletrônico, coleta de galhos e o envolvimento escolar, a projeto contempla diversas outras ações que visam a conscientização da população como adoção dos 5Rs: reciclar, repensar, recusar, reutilizar, reduzir e reciclar, repensando alternativas para reduzir o consumo como a substituição de copos descartáveis por uma caneca, com a iniciativa “adote uma caneca”, iniciando nas repartições públicas e levando a ideia até as empresas privadas.