CHOPINZINHO PARTICIPA DA FORMATURA DA 1ª FASE DO PROJETO DE ROBÓTICA.

16/08/2023

No último dia 10 de agosto, aconteceu na cidade de Pato Branco, a solenidade de formatura da 1ª Fase do Projeto de Robótica. Nesta primeira fase, foram capacitados 22 professores de dez municípios da região Sudoeste do Paraná, que atuarão com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental.

Na oportunidade, os professores que participaram do projeto, compartilharam os resultados conquistados após os primeiros meses de dedicação e aprendizado, competências como resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico, no campo da robótica.

O evento contou com a presença de várias lideranças do setor de tecnologias e políticas públicas, entre elas, a Deputada Federal Leandre Dalponte, prefeito Robson Cantu, entre outros convidados.

A Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, do Paraná, Leandre Dal Ponte, que é parceira da Fundação Araucária no projeto com a destinação de emendas para capacitação e equipamentos para os municípios de Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Itapejara D’Oeste, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Saudade do Iguaçu e Sulina,  comentou sobre a oportunidade de conhecimento na área da tecnologia e as diversas possibilidades proporcionadas às crianças. “Uma grande oportunidade para redução das desigualdades sociais que ainda existem em nossa região, mudando a história de vida de quem tem vocação, mas não tem oportunidade de compreender como funciona a vida tecnológica, mudando histórias de vida de meninos e meninas”, comentou a Secretária.

Na oportunidade, cada professor recebeu um notebook e cada município recebeu dez kits de robótica, com componentes para o desenvolvimento das atividades com os alunos.

No Municício de Chopinzinho, duas professoras receberam a capacitação, no total, são 53 alunos que participam das oficinas de robótica.

Com apoio da Fundação Araucária, CNPQ, Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, os municípios aproximarão as crianças da tecnologia para que elas possam vislumbrar melhores oportunidades no mercado do trabalho, desenvolvendo e aprimorando capacidades para empreendimentos a partir dos conceitos da robótica.