PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA LANÇAMENTO DO PROJETO UNIDADE MÓVEL SESC SAÚDE MULHER

11/08/2023

Na tarde da última quinta-feira, (10) , aconteceu o lançamento do Projeto Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, uma parceria firmada entre o Município de Chopinzinho e o Sesc- PR.

Em atenção à preocupação com a saúde, educação e bem-estar da comunidade, especialmente à saúde da mulher e à elevada incidência de câncer de mama e do colo do útero na população brasileira, o projeto visa realizar entre outras ações, exames de rastreamento de câncer de mama, em mulheres de 50 a 69 anos, exames de rastreamento de câncer do colo do útero, em mulheres de 25 a 64 anos – que já tiveram ou têm relação sexual, em concordância com o Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama, a Política Nacional de Promoção de Saúde e as Diretrizes Nacionais para Detecção Precoce do Câncer de Mama e Colo do Útero, do Ministério da Saúde e Ações de Educação em Saúde, com propostas educativas e preventivas destinadas aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, preferencialmente, e o público em geral, do Município de Chopinzinho.

O projeto se dará no período de de 11 de agosto à 04 de setembro de 2023, onde serão aplicados conhecimentos e práticas da Educação em Saúde e da Assistência Médica, ampliando-se ainda mais a assistência na prevenção de saúde no município de Chopinzinho promovendo qualidade de vida para a comunidade.

Com a parceria, o município investirá recursos, para aproximadamente 750 exames, além dos que a Secretaria de Saúde já vem realizando em atendimentos regulares e em campanhas específicas.

Os atendimentos e exames serão realizados no espaço dentro do caminhão Sesc, que é totalmente equipado com a estrutura para coleta do exame citopatológico, preventivo de colo de útero (papanicolau) e também mamógrafo, para a realização de mamografias. O  veículo ficará  à disposição da população em frente ao Centro Esportivo Municipal Deonisto Debona.

Os atendimentos podem ser feitos em dias e horários alternativos e precisam ser agendados junto à Secretaria Municipal de Saúde.