DEPARTAMENTO DE CULTURA RALIZA POSSE DO NOVO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS.

20/07/2023

Na noite do último dia 10 de julho de 2023, no Anfiteatro Municipal de Chopinzinho, foram empossados os conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Na oportunidade,  os convidados e as autoridades presentes assistiram a uma fala de Gilberto Gil, ex Ministro da Cultura, sobre a importância da cultura como  estrutura básica do desenvolvimento social e econômico no país; a exibição do vídeo performance “ Enquanto a Cidade Pulsa” da artistas chopinzinhense Talita Baldin e uma apresentação de Matheus Vasconcelos, músico rapper do município que apresentou um trabalho autoral.

O Prefeito Edson Luis Cenci falou sobre a importância de revitalizar os espaços culturais e da diversidade que essa representa, além das atividades tradicionais; a Secretária de Educação, Mari Lucia Lazarotto,  salientou a importância desse momento para o desenvolvimento cultural e agradeceu a todos pela presença. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Osmar Checchi, frisou o acesso da população à arte e à cultura que deve diariamente ter seu reconhecimento, pois faz a história do município.

Os conselheiros foram indicados e eleitos na 1ª Conferência Municipal de Cultura em 2022, representando a sociedade civil entre artistas e fazedores de cultura. São treze conselheiros e igual número de suplentes que representam as áreas: no Audiovisual: titular Eduardo Cecatto dos Santos e suplente Gleisson Zuconelli; na Comunicação Cultural: titular Alexandre Vanin e suplente Sergius Ramos; em Comunidades Tradicionais: titular Aline Roberto Steilmann e suplente Henrique Steilmann; na Cultura Indígena: titular Conserlene Iguaraci Piguara Sompre e suplente Carla Carneiro Cipriano; na Dança: titular Roseli Zolet e suplente Kamilly Maria Zuconelli Fávero; em Linguagens Plásticas: titular: Cristyother José Ruschel e suplente James Richardt Daum; na Literatura: titular: Mauricio Rigoni e suplente Paulo Marcos Marcelino de Almeida; no Movimento Feminino: titular Marlene Comin e suplente Elane Cristina da Costa Moreira; no  Movimento LGBTQIA+: titular: Iarah Rodrigues da Rocha e suplente: Jon Lenno da Silva Cruz; no Movimento Negro: titular: Miqueias Ribeiro e suplente Paulo da Rosa; na Música: titular Matheus Lazarotto Vasconcelos e suplente: Juliano Verzignassi; em Patrimônio Histórico:  titular Patrícia Fernanda Derlan e suplente Nair Pivatto; no Teatro: titular: Lucas Eduardo Knapik e suplente Evilásio Fussiger.

Para representar o poder público foram indicados e nomeados pelo Prefeito Municipal, também treze representantes e seus suplentes, dando preferência para aqueles que fazem cultura ou tem alguma proximidade, facilitando as formas de diálogo, debates e proposições. São eles: da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte: titular Mari Lucia Lazarotto e suplente Denise Camilo; do Departamento de Cultura: titular Cristiano Hanel e suplente Maria Isabel Lachovski; do Departamento de Esporte: titular Guilherme Farias e suplente Patricia Morawski; do Departamento de Turismo: titular Fábio Vianei Balen e suplente Franciele Dalmolin; da Secretaria de Finanças: titular Rodrigo Jazinsky e suplente Joseane de Souza; da Secretaria de Assistência Social: titular Eliane Piaia e suplente Ivana Hartmann; da Secretaria de Administração: titular Neide Marinez Caldato e suplente Roberto Alencar Przendziuk; Divisão de Planejamento e Projetos: titular Talita Baseggio Kaminski Dalsasso e suplente Ana Kelle Malaguti; da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente: titular Angelo Marcelo Foppa e suplente Priscila Andriely Bosak; da Secretaria de Saúde: titular Allyne Marini e suplente Thais Aparecida Dalfovo; do Departamento de Comunicação: titular Jennifer Nunes de Almeida e suplente Simone Biava; da Procuradoria Geral do Município: titular Maria Antonia Schizzi e suplente Elaine Cristina Gambetta; da Secretaria de Educação/Divisão de Transportes: titular Simão dos Santos e suplente Zeloir Scabeni Mendes.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais-CMPC, instituído por Lei Municipal, caracteriza-se como órgão colegiado consultivo, deliberativo e normativo, que institucionaliza e organiza a relação, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura- SMC.

A cada dois anos são eleitos novos Conselheiros que conduzirão as atividades, também do Fundo Municipal de Cultura que aportará recursos de diversas fontes com o intuito de fomentar as ações, trabalhos de fazedores e trabalhadores da Cultura, artistas e espaços de preservação e memória.

Quer saber mais? Visite-nos na Casa da Cultura.

Texto e fotos : Departamento de Cultura de Chopinzinho